Banana ajuda a dormir? Veja os benefícios da fruta

Alimentação Bem-estar Sono
04 de Setembro, 2023
Banana ajuda a dormir? Veja os benefícios da fruta

A banana é uma das frutas mais populares, principalmente no universo fitness. Não por acaso, ela concentra uma série de nutrientes e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ou seja, uma ótima opção para ter sempre na fruteira dentro de uma rotina alimentar saudável. No entanto, algumas pessoas também se questionam se a banana também pode ajudar a dormir. Confira a seguir! 

Veja também: Fiapo da banana é comestível e rico em fibras. Veja dica de preparo

Afinal, banana ajuda a dormir?

Sim. A banana pode ser uma ótima aliada para quem tem dificuldades para dormir, isso porque os nutrientes da fruta contribuem diretamente com o sono, como o potássio, magnésio e triptofano. 

Em especial, o triptofano atua como um regulador de sono natural, inclusive utilizado em alguns medicamentos para insônia. Ao unir o triptofano com o magnésio, o corpo começa a regular a produção de serotonina e de melatonina. O primeiro hormônio ajuda a diminuir o estresse, enquanto o segundo é o que faz uma pessoa dormir bem.

Outro ponto importante é que, por conter fibras, a banana contribui com o processo digestivo, tornando-o mais ágil. 

Além de ajudar a dormir, a banana também traz benefícios excelentes para o organismo por ser uma fonte de antioxidantes, energia e até melhora do humor.

Dicas de ouro

Mas vale lembrar que a banana, por si só, não terá grandes impactos na sua rotina de sono. Além de consumir a fruta, é preciso adotar hábitos de higiene do sono que contribuirão com o seu bem-estar e descanso. Veja dicas a seguir. 

  • Estabeleça uma rotina de sono, com horários fixos para dormir e acordar;
  • Invista de 7 a 9 horas de sono por noite (considerando a fase adulta);
  • Evite a exposição às telas (celular, televisão e computador), antes de dormir;
  • No período da noite, faça refeições leves.

Lembre-se, durante a noite, o organismo reabastece suas energias a fim de ter disposição para realizar desde as tarefas mais simples, até as mais complexas. Por isso, esteja atento a quantidade de horas de sono ideais para você. Por fim, se a insônia persistir, lembre-se de buscar ajuda médica especializada.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!