Banana ajuda a dormir? Veja os benefícios da fruta
A banana é uma das frutas mais populares, principalmente no universo fitness. Não por acaso, ela concentra uma série de nutrientes e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ou seja, uma ótima opção para ter sempre na fruteira dentro de uma rotina alimentar saudável. No entanto, algumas pessoas também se questionam se a banana também pode ajudar a dormir. Confira a seguir!
Veja também: Fiapo da banana é comestível e rico em fibras. Veja dica de preparo
Afinal, banana ajuda a dormir?
Sim. A banana pode ser uma ótima aliada para quem tem dificuldades para dormir, isso porque os nutrientes da fruta contribuem diretamente com o sono, como o potássio, magnésio e triptofano.
Em especial, o triptofano atua como um regulador de sono natural, inclusive utilizado em alguns medicamentos para insônia. Ao unir o triptofano com o magnésio, o corpo começa a regular a produção de serotonina e de melatonina. O primeiro hormônio ajuda a diminuir o estresse, enquanto o segundo é o que faz uma pessoa dormir bem.
Outro ponto importante é que, por conter fibras, a banana contribui com o processo digestivo, tornando-o mais ágil.
Além de ajudar a dormir, a banana também traz benefícios excelentes para o organismo por ser uma fonte de antioxidantes, energia e até melhora do humor.
Dicas de ouro
Mas vale lembrar que a banana, por si só, não terá grandes impactos na sua rotina de sono. Além de consumir a fruta, é preciso adotar hábitos de higiene do sono que contribuirão com o seu bem-estar e descanso. Veja dicas a seguir.
- Estabeleça uma rotina de sono, com horários fixos para dormir e acordar;
- Invista de 7 a 9 horas de sono por noite (considerando a fase adulta);
- Evite a exposição às telas (celular, televisão e computador), antes de dormir;
- No período da noite, faça refeições leves.
Lembre-se, durante a noite, o organismo reabastece suas energias a fim de ter disposição para realizar desde as tarefas mais simples, até as mais complexas. Por isso, esteja atento a quantidade de horas de sono ideais para você. Por fim, se a insônia persistir, lembre-se de buscar ajuda médica especializada.