Baixa libido em homens pode aumentar risco de morte, sugere estudo

Saúde
21 de Dezembro, 2022
Baixa libido em homens pode aumentar risco de morte, sugere estudo

A baixa libido em homens parece não afetar apenas a vida sexual. Cientistas japoneses descobriram que a falta de vontade de fazer sexo pode colaborar para o desenvolvimento de algumas doenças graves. Além disso, a situação pode interferir até mesmo no humor do indivíduo.

Veja também: Afinal, chocolate amargo faz bem para a saúde?

Como a baixa libido em homens aumenta o risco de morte prematura?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Yamagata acompanharam 7.668 homens e 11.386 mulheres com mais de 40 por um período de 7 anos.

O monitoramento envolvia check-ups anuais e o preenchimento de questionários sobre hábitos e estilo de vida. Por exemplo, perguntas sobre uso contínuo de medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicos e consumo de cigarro. Além disso, os voluntários precisavam responder sobre o interesse sexual. Contudo, a pergunta sobre o tema era muito limitada: “atualmente, você tem algum interesse por pessoas do sexo oposto?”. Ou seja, as pessoas podiam responder apenas “sim” ou “não”. Então, o achado foi restrito a pessoas heterossexuais.

Como resultado, os pesquisadores observaram que homens com baixa libido apresentavam, 1,94 vezes de risco de serem vítimas de câncer. Para doenças cardíacas, a chance era 1,36 maior.

O desfecho estatístico se baseou nas mortes dos participantes enquanto ocorria o acompanhamento. Ao todo, 503 pessoas morreram de câncer, enfermidades cardiovasculares e outras causas não especificadas.

No entanto, a parcela de homens que vieram a óbito tinham algo em comum. Eles relataram baixa libido, mas também admitiram o consumo de álcool, cigarro e eram menos alegres.

Baixa libido não é a única responsável

Embora não tenha ficado claro no estudo, outros fatores podem influenciar a baixa libido em homens. Principalmente na população japonesa, que possui uma cultura diferente em relação aos relacionamentos e estilo de vida em geral. Dessa forma, a falta de interesse sexual pode impulsionar mortes precoces, mas porque outros fatores vieram antes do problema.

Depressão, estresse, abuso de substâncias químicas e pouca interação com o sexo oposto (já que o estudo focava apenas em relações heterossexuais, apesar da amplitude das relações) podem impactar na vontade de fazer sexo.

Então, do ponto de vista mais abrangente e pensando em outros povos, é importante entender os motivos que levam ao alto ou baixo interesse sexual, assim como hábitos que podem estar associados a doenças graves.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio