Quando aumentar a distância na corrida?
Quando começamos a correr, completar os primeiros cinco quilômetros parece quase uma missão impossível. Com o tempo e os treinos frequentes, a meta difícil de alcançar vai ficando cada vez mais fácil até se tornar realidade! E aí, pode surgir a questão: será que está na hora de aumentar a distância na corrida? Entenda melhor:
Quando aumentar a distância na corrida?
De acordo com a treinadora e ultramaratonista Gabi Desiderio, especialista em treinamento feminino e corrida, o normal é que realmente as coisas fiquem mais suaves depois de um tempo – isso significa que você está evoluindo.
“Se você começou a treinar há algum tempo, está correndo 5K e sente que esses mesmos quilômetros estão ficando cada vez mais fáceis, é hora de aumentar a distância”, ela diz. Mas é claro que cada pessoa vai progredir no seu período: empenho e condicionamento físico são apenas alguns dos fatores que influenciam a questão.
Ou seja, não existe uma regra para determinar se é o momento de pensar em distâncias maiores. Por isso, contar com a ajuda de um profissional de Educação Física é essencial – ele poderá dizer se você está preparado para uma carga mais volumosa de treinos.
“Um bom indicativo é a sua percepção de esforço”, afirma Gabi. “Se as distâncias estão ficando fáceis, talvez seja a hora de aumentar. Mas faça isso aos poucos: 5K, 7K, 10K… E assim por diante”, aconselha.
Leia também: Afinal, existe um jeito certo de correr?
Quanto tempo leva para aumentar o percurso?
Segundo a treinadora, essa resposta também varia muito de pessoa para pessoa. Para correr os primeiros 5K, por exemplo, alguém que já pratica algum outro esporte consegue se preparar em um mês. Já para um indivíduo mais inativo, esse período deve ser maior.
Quem já corre os cinco quilômetros e está pensando em se desafiar nos 10K, pode levar cerca de oito semanas para conseguir. Nos 21K, o tempo de preparação é de no mínimo 12 semanas, e nos 42K, no mínimo seis meses. Isso se você seguir as planilhas à risca, é claro.
Além disso, outros hábitos são essenciais para obter sucesso. “Os treinos contam muito para a sua evolução, inclusive os treinos de fortalecimento muscular. Mas aliados aos treinos, você precisa ter uma boa alimentação, hidratação adequada e uma boa noite de sono. É o combo perfeito”, finaliza Gabi.
Fonte: Gabi Desiderio, treinadora, ultramaratonista e especialista em treinamento feminino e corrida.