Atividade física pós-parto: Cláudia Raia compartilha seu retorno aos treinos

Gravidez e maternidade Saúde
27 de Março, 2023
Atividade física pós-parto: Cláudia Raia compartilha seu retorno aos treinos

Após o nascimento do seu terceiro filho, a atriz Cláudia Raia, 56 anos, está retomando a rotina de treinos para recuperar a forma física. Neste domingo, a atriz comentou de forma bem humorada em seus stories sobre os desafios da maternidade para realizar atividade física pós-parto com aparatos novos como cinta e sutiã de amamentação. 

“Bom dia, dividindo com vocês as agruras de uma mãe se vestir. Coloca uma roupa de ginástica porque vem fazer uma esteira, alguma coisa. Coloca o sutiã da amamentação que abre, coloca o negócio de cinta, aí coloca a meia de compressão… Só aí você já fez um aeróbico. Só ai já fez seu treino. Puxado! Tudo isso com calor, então, não é fácil a vida da mãe. Mas vale a pena, né… Está tudo segurando. Uma barriga que foi de Norte a Sul e agora ela está pretendendo voltar…”, disse a atriz logo após publicar uma foto com o pequeno Luca e seu companheiro Jarbas. 

Cláudia ainda se recupera de uma cesariana realizada no começo de fevereiro. Vale lembrar que em comparação ao parto normal, o parto cesárea costuma exigir um tempo de recuperação maior devido ao impacto da cirurgia e o inchaço por causa dos líquidos acumulados durante a gravidez. Portanto, o período chamado puerpério exige cuidados e repouso. Afinal, quando iniciar a atividade física pós-parto?

Veja também: Emagrecer depois da gravidez: Cíntia Dicker dá detalhes sobre o processo

Atividade física pós-parto

As mudanças físicas vividas pela atriz são completamente normais, já que durante a gestação, é comum que as mulheres ganhem peso. Por isso, a dedicação às atividades físicas é fundamental para uma vida mais saudável, voltar ao peso inicial ou até mesmo ter mais disposição.

Além disso, os exercícios pós-parto são essenciais, mas não só para o emagrecimento, eles contribuem para fortalecer o abdômen e a pelve, melhora a postura, alivia o estresse, o sono, traz bem-estar e também evita a desenvolver a depressão pós-parto.

No entanto, muitas mães têm dúvidas sobre qual é o momento certo para treinar após o parto. De acordo com especialistas, quem realizou a cesárea deve esperar no mínimo de 6 a 8 semanas (30 a 45 dias) para iniciar a prática de atividades físicas. Além disso, os exercícios devem ser de baixo impacto.

Já para quem teve o parto normal a recomendação é diferente, os exercícios podem ser iniciados depois de 15 dias. Mas, é importante ressaltar que a volta é individualizada. Portanto, é necessário ter o acompanhamento de um médico especialista e de um educador físico.

Com a liberação médica, as mães iniciam um trabalho de reabilitação do seu corpo. Isso inclui a retomada gradativa do ritmo de treinos e o fortalecimento da musculatura abdominal. 

Quais atividades físicas são recomendadas?

De acordo com o Ministério da Saúde, no período pós-parto não há restrições. Sendo assim, é possível afirmar que para a grande maioria a prática de atividade física é bastante segura e altamente recomendada, exceto em condições de saúde específicas.

Portanto, tanto no puerpério quanto durante a gravidez, as mulheres podem praticar atividades como caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, fazer ginástica, musculação, hidroginástica ou alongamentos, entre outras.

Referência: Guia de Gestantes – Ministério da Saúde.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

assaduras nas coxas
Saúde

Assaduras entre as pernas no verão: como evitar e tratar

Hidratar a região após o banho e apostar em roupas de tecidos leves são algumas das dicas para evitar as assaduras entre as pernas

mesa com diferentes pratos na praia
Saúde

Sol e praia favorecem casos de diarreia aguda; como evitar

Medidas simples, como a higienização das mãos e a escolha cuidadosa dos alimentos a serem consumidos, são essenciais para garantir tranquilidade durante as férias

homem fazendo exames oculares com uma oftalmologista
Saúde

Moscas volantes: pontos pretos na visão são preocupantes?

As moscas volantes nada mais são do que aqueles pontinhos, manchas ou filamentos escuros que aparecem na visão. Confira as causas!