Gestantes devem treinar 3 vezes por semana, aponta estudo
A atividade física durante a gravidez pode trazer diversos benefícios tanto para a mãe, quanto para o bebê. Ainda assim, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre qual modalidade escolher e como se movimentar sem oferecer riscos à gestação. Contudo, de acordo com um novo estudo israelense, gestantes devem treinar 3 vezes por semana, totalizando 150 minutos de exercícios aeróbicos de média intensidade.
Esse tempo total deve ser distribuído entre os outros dias e também podem ser combinados com treinos de resistência. Embora ainda existam opiniões contrárias, a pesquisa apontou que mesmo o exercício aeróbico, que conta movimentos mais enérgicos como pular corda, ioga e pilares, não causam abortos espontâneos, hipoglicemia, baixo peso ao nascer e tão pouco ruptura precoce da bolsa.
Veja também: Exercícios físicos ideais para cada fase da gestação
Gestantes devem treinar 3 vezes por semana: quais os benefícios?
Além dos exercícios físicos permitirem mais disposição e saúde, há também a diminuição do ganho de peso e de complicações na gestação. Uma delas é a pré-eclâmpsia, uma condição que pode acontecer após a 20ª semana e aumenta a pressão arterial, representando um risco para a mãe e para a criança.
Por outro lado, os exercícios ajudam a prevenir dores no corpo, fortalece os músculos e inibe o desenvolvimento de varizes. Assim, a prática de atividades físicas também contribui para a rápida recuperação depois do nascimento do bebê, reduz o risco de dores nas costas, diabetes gestacional e até mesmo depressão pós-parto.
Portanto, como aponta o estudo, os nove meses representam uma oportunidade para apostar em um estilo de vida mais saudável e levar esses hábitos para além da gestação. Deste modo, o estudo aponta ainda que mesmo as mulheres que estavam inativas antes da gestação, devem se movimentar durante a gestação.
Atividade física na gravidez: cuidados essenciais
Para obter os benefícios da atividade física na gestação, as futuras mamães devem se atentar a alguns cuidados, como aponta o estudo. São eles:
- Não participar de esportes competitivos;
- Evitar se exercitar ao ar livre em clima quente e muito úmido;
- Não andar a cavalo. Investir em atividades aeróbicas mais seguras como exercícios aeróbicos e caminhadas;
- Evitar esportes de nado;
Além disso, vale reforçar que as mulheres devem pegar leve no exercício para evitar lesões ou demais riscos. Portanto, procure manter uma intensidade moderada e evite esforços exaustivos. Por fim, gestantes devem optar por roupas leves, confortáveis e esvaziar a bexiga para a realização dos exercícios.