Artrose no frio: médica dá dicas para manter as articulações saudáveis

Saúde
23 de Junho, 2023
Artrose no frio: médica dá dicas para manter as articulações saudáveis

O inverno e as baixas temperaturas podem trazer verdadeiros desafios para os reumatologistas e para os pacientes que possuem osteoartrite. A doença, também conhecida como artrose, ocorre quando há um desgaste na cartilagem da articulação, e pode piorar no frio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o problema é muito frequente nos consultórios, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios reumatológicos.

A osteoartrite é uma condição crônica, que não tem cura e afeta as articulações, causando dor, rigidez e limitações na mobilidade. A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, comenta que o problema afeta principalmente pessoas com mais idade.

“A osteoartrite afeta ambos os sexos, mas tem uma incidência maior em mulheres. Entretanto, a doença ataca mais os homens na região coxofemoral (fêmur com a bacia). A doença é pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60”, diz.

Desvendando a osteoartrite

A osteoartrite ou artrose costuma se agravar com o tempo, quando aumenta o desgaste das articulações. Isso ocorre porque a cartilagem, um tipo de tecido gelatinoso que reveste as extremidades ósseas, se desgasta fazendo com que os ossos entrem em atrito. Com isso, podem acontecer inflamações locais e dores constantes.

Para o diagnóstico da doença, leva-se em conta o histórico do paciente. Normalmente, a pessoa relata dificuldade de fazer algum movimento. Assim, realizam-se exames físicos e de imagens, como raio-x e tomografia, para comprovar o problema e seu estágio.

“O tratamento da osteoartrite, em casos mais leves, pode ser com fisioterapia, antiinflamatórios, exercícios físicos para o fortalecimento da musculatura, entre outros procedimentos, dependendo da necessidade do paciente. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia de troca de articulação”, comenta Matilde.

A médica fisiatra comenta que o frio também altera a circulação e também pode gerar sensação de dor característica da artrose. Por isso, se manter aquecido é fundamental nessa época do ano. Para ajudar o paciente a se adaptar a época mais fria do ano, Dra.Matilde dá algumas dicas:

Dicas para combater artrose no frio

Mantenha-se aquecido: Durante o inverno, é essencial manter as articulações aquecidas para reduzir a rigidez e a dor. Use roupas adequadas, como luvas, meias grossas e gorros, para proteger as extremidades do corpo. Cobertores térmicos ou bolsas de água quente também podem ser utilizados para aquecer áreas específicas, como joelhos e mãos.

Faça atividade física: O exercício físico é fundamental para fortalecer os músculos ao redor das articulações. No entanto, durante o frio, é importante escolher atividades de baixo impacto. “Antes de fazer atividade física, é importante procurar um médico especialista para recomendar os exercícios corretos. Fazer atividade física de forma inadequada pode agravar ainda mais as dores. Além disso, procure um lugar que não seja exposto ao frio”, comenta.

Tenha hábitos de vida saudáveis: Uma dieta saudável e equilibrada desempenha um papel crucial no manejo da osteoartrite. Certifique-se de consumir alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde das articulações, como peixes ricos em ômega-3, frutas e vegetais coloridos, nozes e sementes. Além disso, manter o peso ideal ajuda no tratamento contra dores reumáticas.

Mantenha-se hidratado: No inverno, é comum esquecermos de beber água adequadamente. No entanto, a hidratação é fundamental para manter as articulações saudáveis. Beber água suficiente ajuda na lubrificação das articulações, reduzindo o atrito e a dor.

Fonte: Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos da clínica Ápice Medicina Integrada, em Sorocaba (SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite