A areia para gatos oferece riscos à saúde dos tutores?
Os cantinho da casa onde a caixa de areia para gatos fica acomodada é um lugar importante não só para os pets, mas também para seus tutores, que ficam livres de surpresas desagradáveis em tapetes e sofás. Contudo, por abrigar os dejetos dos animais, muita gente questiona se o objeto pode causar algum dano à saúde de quem o manuseia.
Leia também: Poeira em casa: qual é a frequência ideal de limpeza dos móveis?
Afinal, a areia para gatos oferece riscos?
O material não traz nenhum risco para a saúde, especialmente de quem tem problemas respiratórios, como rinite e sinusite. A médica veterinária Luciana Passareli Ribeiro, coordenadora técnica da Naturalis, explica, contudo, que é muito importante manter a caixa de areia sempre limpa, recolher as fezes e aglomerados de xixi diariamente, e trocar completamente a areia a cada semana, quinze dias ou uma vez ao mês, de acordo com o material escolhido.
“De maneira geral, a areia para gatos não causa problemas, a não ser que o tutor tenha alguma alergia específica a algum componente da areia. Mas isso deve ser verificado na hora da compra”, conta. Em relação a quem possui problemas de pele, dificilmente a areia para os gatos irá provocar reações.
Segundo a veterinária, a maioria das areias para gatos é antialérgica, por isso, já é fabricada para evitar problemas. Mas existem as areias perfumadas, que podem incomodar. Por isso, o ideal é que quem tem alergia a perfumes opte pela areia sem cheiro.
Enio Studart, pneumologista e infectologista, conta que o que pode gerar crises alérgicas não é bem o contato do pelo com o nariz. “Você vai sentir coceira, mas a alergia é consequência de outros fatores. O principal deles é a saliva do animal. Algumas proteínas presentes nela podem desencadear uma crise alérgica em certas pessoas, como a asma, que é uma inflamação dos brônquios. Há também a descamação da pele do animal, que pode provocar essa reação.”
E para os pets?
“Os pets normalmente não gostam de areias perfumadas, e o ideal nesse caso é escolher uma sem cheiro. Além disso, existem vários tipos de areia higiênica para gatos, e os mais utilizados são: flocos de argila, biodegradáveis de madeira, cereal, diatomita e areia sílica. O importante é escolher uma areia que o gato goste!”, afirma Ribeiro.
Fontes: Enio Studart, médico pneumologista e infectologista; e Luciana Passareli Ribeiro, médica veterinária e coordenadora técnica Naturalis.