A areia para gatos oferece riscos à saúde dos tutores?

Bem-estar Casa Saúde
07 de Abril, 2022
A areia para gatos oferece riscos à saúde dos tutores?

Os cantinho da casa onde a caixa de areia para gatos fica acomodada é um lugar importante não só para os pets, mas também para seus tutores, que ficam livres de surpresas desagradáveis em tapetes e sofás. Contudo, por abrigar os dejetos dos animais, muita gente questiona se o objeto pode causar algum dano à saúde de quem o manuseia.

Leia também: Poeira em casa: qual é a frequência ideal de limpeza dos móveis?

Afinal, a areia para gatos oferece riscos? 

O material não traz nenhum risco para a saúde, especialmente de quem tem problemas respiratórios, como rinite e sinusite. A médica veterinária Luciana Passareli Ribeiro, coordenadora técnica da Naturalis, explica, contudo, que é muito importante manter a caixa de areia sempre limpa, recolher as fezes e aglomerados de xixi diariamente, e trocar completamente a areia a cada semana, quinze dias ou uma vez ao mês, de acordo com o material escolhido. 

“De maneira geral, a areia para gatos não causa problemas, a não ser que o tutor tenha alguma alergia específica a algum componente da areia. Mas isso deve ser verificado na hora da compra”, conta. Em relação a quem possui problemas de pele, dificilmente a areia para os gatos irá provocar reações. 

Segundo a veterinária, a maioria das areias para gatos é antialérgica, por isso, já é fabricada para evitar problemas. Mas existem as areias perfumadas, que podem incomodar. Por isso, o ideal é que quem tem alergia a perfumes opte pela areia sem cheiro. 

Enio Studart, pneumologista e infectologista, conta que o que pode gerar crises alérgicas não é bem o contato do pelo com o nariz. “Você vai sentir coceira, mas a alergia é consequência de outros fatores. O principal deles é a saliva do animal. Algumas proteínas presentes nela podem desencadear uma crise alérgica em certas pessoas, como a asma, que é uma inflamação dos brônquios. Há também a descamação da pele do animal, que pode provocar essa reação.”

E para os pets?

“Os pets normalmente não gostam de areias perfumadas, e o ideal nesse caso é escolher uma sem cheiro. Além disso, existem vários tipos de areia higiênica para gatos, e os mais utilizados são: flocos de argila, biodegradáveis de madeira, cereal, diatomita e areia sílica. O importante é escolher uma areia que o gato goste!”, afirma Ribeiro. 

Fontes: Enio Studart, médico pneumologista e infectologista; e Luciana Passareli Ribeiro, médica veterinária e coordenadora técnica Naturalis.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva