Nova subvariante Arcturus está associada à conjuntivite. Entenda

Saúde
03 de Maio, 2023
Nova subvariante Arcturus está associada à conjuntivite. Entenda

A nova cepa do covid-19, a Arcturus, foi descoberta no começo do ano na Índia, mas já provoca preocupação em diversos países. Agora, além da febre, cansaço e dor de garganta, a Arcturus está associada a mais um sintoma – a conjuntivite

A inflamação nos olhos foi identificada com mais frequência em crianças e nos indianos, país onde a nova cepa tem se tornado dominante. Embora ainda seja necessário tempo para entender o comportamento da nova variante, ainda sim, a predominância do novo sintoma pode indicar suspeita de infecção.

Veja também: Subvariante Arcturus tem primeiro caso registrado em São Paulo

Arcturus está associada à conjuntivite: quais são os sintomas?

A condição já tem um protagonismo por si só e, de acordo com o Ministério da Saúde, causa uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Além disso, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados. A seguir, confira os principais sintomas da inflamação. 

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
  • Coceira;
  • Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
  • Visão borrada;
  • Por fim, pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Contudo, de acordo com Fernando Spilki, virologista e coordenador do projeto de sequenciamento genômico Rede Corona-ômica BR-MCTI, a conjuntivite exige uma avaliação minuciosa, já que existem relatos de casos esporádicos de inflamação antes mesmo da nova variante.

Outros sintomas da Arcturus

Além da conjuntivite, os demais sintomas relembram um resfriado comum, incluindo tosse, dor de garganta, coriza e problemas respiratórios. Lembrando que a Arcturus é uma combinação de duas subvariantes de BA.2 e um estudo da Universidade de Tókio sugeriu que se espalha de 1.17 a 1.27 vezes de forma mais eficiente do que as anteriores. 

Com isso, as autoridades sanitárias americanas voltaram a alertar a população a retornar com as práticas preventivas para restringir a propagação do vírus. A recomendação é a mesma na Índia, onde acredita-se que o aumento nos casos de covid se deva à nova cepa. 

Entretanto, no Brasil, o primeiro caso da cepa foi identificado na última sexta-feira (28), por meio de um sequenciamento genético pelo Hospital Israelita Albert Einstein no final de abril e informado à Vigilância Epidemiológica do município.

Vacinação contra a Covid-19

Por fim, a orientação de se imunizar continua sendo fundamental. Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Portanto, nesse sentido, a imunização bivalente vale para quem já recebeu pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

Contudo, quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, pode e deve procurar as unidades de saúde.

Referência: Ministério da Saúde. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma