Anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular?

Bem-estar Movimento
08 de Abril, 2021
Anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular?

Entre os diversos métodos contraceptivos existentes, a pílula anticoncepcional é um dos mais utilizados entre as mulheres. No entanto, o uso prolongado pode causar vários problemas na saúde física e mental. Mas, você sabia que também prejudica o ganho de massa muscular?

Pois, o organismo interrompe a produção de hormônios e, como consequência, os seus treinos acabam sendo prejudicados. Além de interferir no ganho de massa, quando diminuímos a testosterona do corpo pode trazer outros impactos negativos. Como um ganho maior de gordura, redução de massa óssea, flacidez e celulite.

Um estudo publicado no periódico Human Reproduction Update, em 2014, mostrou uma redução de 61% na testosterona em mulheres que tomavam anticoncepcional – em comparação com as que não faziam uso do método.

Hipertrofia e o uso de anticoncepcional

Para entender melhor a relação do ganho de massa muscular e o anticoncepcional, a Universidade A&M do Texas realizou uma pesquisa. Dessa maneira, o estudo contou com a participação de mulheres com idade entre 18 a 31 anos.

Os pesquisadores dividiram dois grupos: mulheres que usam a pílula e outras que não. Elas realizaram 10 semanas de treinamento intensivo e uma dieta rica em proteínas. Além disso, também foram feitos exames e avaliações corporais.

Dessa forma, os resultados mostraram que as atletas que tomam pelo anticoncepcional tiveram menor ganho de massa magra comparado às que utilizam outro método contraceptivo.

Por fim, elas também apresentaram alta taxa de cortisol (hormônio fortemente associado à quebra do músculo).

Melhorar a alimentação pode melhorar o ganho de massa muscular

A alimentação é extremamente importante tanto para perder peso quanto para ganhar músculos. Portanto, opte por aumentar o consumo de alimentos que auxiliam na produção de testosterona. Como por exemplo:

Leia também: Quanto tempo leva para ganhar massa muscular?

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente