Ameixa: Benefícios da fruta que você precisa conhecer
A ameixa é uma fruta rica em fibras, vitaminas importantes para a saúde e minerais, como o cálcio, o potássio e o magnésio. Por isso, ela é frequentemente indicada em caso de prisão de ventre, pois ajuda na digestão. Porém, além disso, ela pode também favorecer a saúde da pele, a imunidade e mais. Ela é uma fruta similar ao damasco (são ambas da mesma família).
Tipos de ameixa
Existe mais de um tipo de ameixa disponível para o consumo. Entenda o que as diferencia.
Ameixa preta
Primeiramente, a ameixa preta é a mais rica em antioxidantes. Não só, ela também contém propriedades, como, por exemplo: vitaminas do complexo A, B, C, E e K e sais minerais, tais como, fósforo, magnésio e cobre. Ainda, ela é fonte de sorbitol, um tipo de açúcar natural que beneficia o funcionamento do intestino. Seu nome científico é Syzygium cumini.
Ameixa amarela
A ameixa amarela é mais uma variedade. Diferentemente da preta, ela é uma maior fonte de carotenoides que também são um tipo de antioxidante. Por isso, ela é muito boa para a saúde da pele e pode ajudar no bronzeado.
Ameixa vermelha
Não só, existe também a ameixa vermelha. Ela é bastante popular e rica em flavonoides. Assim como os outros tipos da fruta, é rica em fibras e ajuda na prevenção de muitas doenças. Ela é também uma grande fonte de vitamina C.
Ameixa verde
Menos popular, mas também nutritiva: a ameixa verde é mais usada na confeitaria. Por isso, pode aparecer em receitas de bolos e doces mais do que nas refeições do dia a dia. Ela é pouco calórica e pode possuir menor tamanho. Também é chamada de Rainha-cláudia.
Os benefícios de incluir a ameixa na dieta
Facilita a digestão
Primeiramente, em todas as suas variedades essa é uma fruta rica em fibras, portanto, ajuda na digestão. Sendo assim, inclui-la na dieta pode fazer o intestino a funcionar melhor, o que previne a prisão de ventre (constipação) e pode potencializar a perda de peso também. Além disso, a saúde do intestino impacta diretamente sobre a imunidade.
Leia mais: Quanto tempo o corpo leva para fazer a digestão dos alimentos?
Protege a saúde da pele
Por ser uma fonte de vitaminas anti-inflamatórias, ela pode favorecer a saúde, bem como a aparência da pele. Por isso, pode reduzir o aparecimento de acne, de manchas e até mesmo prevenir o envelhecimento precoce.
Leia também: Casca de melancia: Como consumir e aproveitar seus benefícios
Atua no controle do colesterol
Sua abundância em fibras beneficia a saúde do coração. Por isso, seu consumo pode ajudar a controlar melhor o colesterol, principalmente o ruim – LDL. Sendo assim, é possível dizer que incluir a fruta na dieta pode proteger a saúde do coração.
Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Fortalece a imunidade
Rica em vitamina C e antioxidantes, é uma fruta que favorece e fortalece a imunidade. Ou seja, ajuda a proteger melhor o corpo contra doenças e inflamações.
Ossos fortes
Por fim, sua abundância em cálcio também garante maior força e densidade aos ossos. Portanto, seu consumo reduz o risco de doenças como a osteoporose.
Como consumir
- Ameixa seca (rica em ferro)
- Farinha de ameixa
- Doces
- Compotas
- Geleias
- Em saladas de frutas