Alongamento terapêutico: Entenda a técnica

Bem-estar Movimento
08 de Março, 2021
Alongamento terapêutico: Entenda a técnica

Já se alongou hoje? O alongamento trabalha a flexibilidade muscular e articular. O que melhora a amplitude dos movimentos corporais. Assim, o chamado alongamento terapêutico é um conjunto de técnicas que incluem rolamento de espuma, massagem, liberação miofascial, entre outros. Dessa forma, um dos grandes benefícios da prática é aumentar a flexibilidade.

Todos os tipos de alongamentos são tão importantes quanto os treinos de força e aeróbios. Isso porque o estiramento das fibras musculares ajuda a preparar o corpo para outras atividades físicas, prevenindo lesões e liberando tensões. 

Quando uma lesão não é tratada, os desequilíbrios nos tecidos musculares afetam os seus movimentos. Consequentemente, os seus resultados nos treinos não irão sair como esperado.

Leia também: 5 erros que você está cometendo na hora do alongamento

No entanto, apesar de trazer diversos benefícios, esse tipo de alongamento também têm riscos. De acordo com alguns estudos, quando o alongamento estático, por exemplo, é feito por mais de 60 segundos antes de você realizar exercícios como corrida, pode prejudicar o seu desempenho.

Benefícios do alongamento terapêutico

rolo de liberação miofascial

O objetivo principal do alongamento terapêutico é tratar a rigidez muscular e os problemas dos tecidos que causam restrições no movimento, dores e risco de lesões.

Segundo pesquisas, atletas jovens que realizam as técnicas do  alongamento terapêutico podem reduzir o risco de lesão durante os treinamentos e competições.

Leia mais em: Por que o alongamento é importante para o corpo?

Assim, ao longo do tempo o alongamento também melhora a amplitude de movimento. Isso contribui para um melhor desempenho nos exercícios físicos. Portanto, busque sempre se alongar antes de iniciar suas atividades físicas.

Dicas e cuidados

rolo de liberação miofascial
  • Sempre busque a ajuda de um profissional da Educação Física.
  • Realize os alongamentos com consciência, controle e precisão, a fim de aperfeiçoar o movimento e desenvolver consciência corporal.
  • Respeite a quantidade de séries, repetições e intervalos de descanso.
  • Por fim, respeite os limites de flexibilidade do próprio corpo durante a progressão da amplitude dos movimentos. Pois, o importante é evoluir constantemente e não acelerar esse processo desnecessariamente.

Leia também: Melhores alongamentos para as mãos e pulsos

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!