Alimentos que podem conter álcool, mas pouca gente sabe
Você já percebeu um gostinho residual de bebida alcoólica quando foi comer um produto como pão e bolinho? Isso acontece porque alguns alimentos podem conter álcool, ainda que em proporções mínimas. Confira quais e por que isso acontece:
Alimentos que podem conter álcool
Pão
O pão e a cerveja são praticamente irmãos: eles levam quase os mesmos ingredientes. Assim como a bebida, por exemplo, o alimento passa por um processo chamado fermentação — nele, as leveduras consomem os açúcares livres presentes na massa, gerando gás carbônico e álcool.
Aí, quando o pão vai ao forno, grande parte desse álcool evapora com o calor. Contudo, em alguns casos, esse processo não acaba totalmente com a substância, deixando um resquício no alimento.
Um estudo bastante antigo (dos anos 1930) já comprovou essa questão. O relatório The Alcohol Content of Bread, publicado na revista Science, analisou 12 amostras de pães feitos em padarias e residências. Como resultado, os cientistas perceberam que aqueles preparados de forma caseira podem conter de 0,4% a 1,9% de álcool, índices que variam de acordo com o fermento usado, o tempo de descanso da massa, a temperatura do fogão e o período de cozimento.
No caso dos itens industrializados (como pães de forma e bisnaguinhas), esses valores tendem a ser menores, já que há um maior controle por parte da indústria sobre as etapas e técnicas de preparação.
Molho de soja
O molho fermentado à base de soja (o popular “shoyu”), como o próprio nome já diz, também é feito por meio da fermentação natural do amido presente no trigo (um dos ingredientes do produto).
Como resultado, é formado o etanol e o sabor característico do alimento. O item pode carregar entre 1,5% e 2% de álcool. Contudo, seus efeitos tendem a ser mínimos, uma vez que geralmente são utilizados pequenos volumes de molho em receitas e pratos.
Leia também: Participante do BBB acha larva na comida. Faz mal ingerir?
Referências: