Estudo aponta 2 alimentos que ajudam a prevenir o diabetes tipo 2

Alimentação Bem-estar
19 de Setembro, 2022
Estudo aponta 2 alimentos que ajudam a prevenir o diabetes tipo 2

Quando o assunto é evitar o aparecimento de doenças crônicas, manter uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo conta muito mais do que apostar em apenas uma única receita tida como “milagrosa”. Contudo, a verdade é que alguns alimentos ajudam mais a prevenir o diabetes tipo 2 do que outros.

Foi o que descobriu um grupo de pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália. Eles resolveram avaliar os efeitos de 12 alimentos de origem animal no aparecimento da condição. Assim, analisaram dados de 13 revisões científicas anteriores, envolvendo um total de 175 pesquisas.

A lista de produtos estudados continha:

Leia também: Gordura visceral: veja como identificar os sinais do problema

Alimentos que ajudam a prevenir diabetes

Como resultado, percebeu-se que as pessoas que consumiam um copo de leite por dia tinham 10% menos chances de receberem um diagnóstico de diabetes tipo 2 do que aquelas que não tinham o mesmo costume.

Além disso, quem não abria mão de 100g de iogurte diariamente possuía um risco 6% menor de desenvolver a doença.

De acordo com a médica e principal autora do estudo Annalisa Giosuè, os produtos lácteos são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos que podem influenciar favoravelmente o metabolismo da glicose – o processamento do açúcar pelo organismo.

“Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2″, escreveu.

Leia também: Síndrome de Hellp: entenda o que Thaila Ayla teve

Alimentos ruins para o diabetes

Por outro lado, as carnes vermelhas e processadas receberam as piores avaliações. Isso porque aqueles que ingeriam 100g da proteína todos os dias apresentaram 22% mais chances de diabetes tipo 2, enquanto apenas 50g de carnes processadas diariamente aumentam o risco da doença em até 30%.

Esses alimentos são ricos em gorduras pouco saudáveis para o organismo, conhecidas por promoverem a inflamação do corpo e o estresse oxidativo — o que poderia aumentar a sensibilidade à insulina. As conclusões do artigo serão apresentadas em breve na na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes em Estocolmo, na Suécia.

Referência: Consumption of different animal-based foods and risk of type 2 diabetes: an umbrella review of meta-analyses of prospective studies.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!