Conheça os melhores e os piores alimentos para quem tem vitiligo
Você sabia que existem alimentos bons e ruins para quem tem vitiligo? Isso mesmo. Apesar de suas causas ainda não serem completamente conhecidas pela ciência, o que você coloca no prato pode impactar a condição. Saiba mais sobre a relação:
O que é vitiligo?
O vitiligo é uma doença não contagiosa e que gera a perda da pigmentação da pele. Isso acontece porque as células responsáveis pela produção de melanina deixam de funcionar. Aí, as manchas esbranquiçadas se espalham pelo corpo e podem afetar qualquer área, incluindo a boca, o cabelo e o contorno dos olhos.
As causas ainda não estão claramente definidas, mas fenômenos autoimunes podem estar associados. Estudos também apontam que alergias alimentares e fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, tendem a agravar o quadro.
Leia também: Dieta para lúpus: Melhores alimentos para quem tem a doença
Alimentos para quem tem vitiligo
O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele: alimentação adequada, medicamentos e tratamento psicológico.
Uma dieta focada em comidas naturais e o consumo de frutas e verduras ricas em vitaminas A, C e E ajudam a combater os radicais livres. Por outro lado, a gordura animal (bacon e torresmo), alimentos artificiais, processados ou com substâncias químicas precisam ficar longe do cardápio.
As folhas verdes, como alface, agrião e couve, trazem altas doses de fenilalanina, que é o aminoácido precursor da melanina. O betacaroteno também auxilia na pigmentação da epiderme, e pode ser encontrado no ovo, tomate, abóbora, manga e mamão. Por fim, as carnes brancas e os peixes completam a dieta, pois fornecem ômega-3.
A alimentação adequada pode segurar a evolução da doença e manter sob controle o surgimento das manchas pelo corpo. Entretanto, consulte um nutricionista: ele indicará o melhor cardápio para você.