Melhores alimentos para o sorriso: Conheça também os piores

Alimentação Beleza Bem-estar
30 de Setembro, 2019
Melhores alimentos para o sorriso: Conheça também os piores

Prevenção é o melhor remédio para quem deseja ter um sorriso bonito. Para ter dentes de dar inveja, é preciso evitar cáries e manchas em primeiro lugar, escovando, passando fio dental e, por último, mas não menos importante, comendo corretamente. Assim, como o guia a seguir explica, os alimentos que ingerimos podem ter um grande impacto em nossos dentes. Mas, felizmente, alimentos como doces, que nem sempre são agradáveis ​​aos dentes, geralmente são inofensivos se consumidos com moderação – é quando ingerimos excessivamente uma coisa que pode se tornar um problema. Conheça os melhores alimentos para o sorriso – e os piores também.

Confira abaixo os alimentos que mancham e corroem os dentes – e aqueles que podem impedir ou reverter os danos no sorriso. 

Piores alimentos para o sorriso

Frutas cítricas

Frutas e sucos cítricos – uma rica fonte de vitamina C e outros nutrientes – são bons para a saúde de várias maneiras, mas não quando se trata dos dentes. Ou seja, toranja e suco de limão, em particular, são altamente ácidos e podem corroer o esmalte dental ao longo do tempo. 

Bala mastigável

Quanto mais grudento o doce, pior ele é para os dentes. Ou seja, balas extra mastigáveis ​​- como caramelo ou jujuba, permitem que as bactérias em nossas bocas se deleitem com o açúcar depositado. Além disso, as bactérias queimam açúcar para formar ácido, que dissolve a camada protetora do esmalte dos dentes e causa cáries.

Conservas

O ácido (normalmente fornecido pelo vinagre) é essencial para alimentos em conserva. É o que dá aos picles seu sabor salgado e azedo – e também o que os torna um risco potencial para o esmalte dos dentes. Assim, conservas estão entre os alimentos sólidos mais relacionados ao desgaste dos dentes. Contudo, comê-los mais de uma vez por dia aumenta as chances de desgaste em cerca de 85%.

Refrigerante

Não é novidade que beber muito refrigerante açucarado pode gerar cáries. O que é menos conhecido é que os ácidos encontrados nessa bebida parecem prejudicar ainda mais os dentes do que o açúcar. Pois, até refrigerantes dietéticos sem açúcar, que contêm ácido cítrico e fosfórico, podem corroer o esmalte se consumidos em grandes doses.

Vinho

Aqui está uma regra de ouro: tudo o que mancha uma toalha de mesa branca também manchará os dentes. Pois, isso significa vinho tinto, que contém substâncias conhecidas como cromógenos, produz pigmentos que descoloram os dentes. 

Mas, mesmo o vinho branco pode contribuir para a coloração. Pois, tintos e brancos contêm ácido erosivo, permitindo que as manchas de outros alimentos ou bebidas penetrem mais profundamente no sorriso. 

Leia também: Alimentos que causam inchaço no rosto

Café

Você conhece aquelas manchas marrons teimosas que se acumulam no interior de uma caneca de café? Elas dão uma ideia de como a bebida pode manchar os dentes ao longo do tempo.

Melhores alimentos para o sorriso

Água

Assim como a saliva, a água ajuda a lavar o açúcar e o ácido dos dentes. Além disso, ela contém flúor, um mineral que protege contra a erosão dentária e é encontrado em pasta de dente e em alguns enxaguantes bucais.

Melhores alimentos para o sorriso: Produtos lácteos

Leite, queijos e derivados  são a principal fonte alimentar de cálcio, essencial para dentes saudáveis. O cálcio é o principal ingrediente de um mineral, conhecido como hidroxiapatita, que fortalece o esmalte dos dentes e os ossos.

Alimentos lácteos – especialmente queijo – também contêm caseína, um tipo de proteína. Pesquisas mostram que as caseínas, juntamente com o cálcio, desempenham um papel importante na estabilização e reparação do esmalte dentário.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Morango entre os melhores alimentos para o sorriso

A fruta contém ácido málico, um branqueador natural de esmalte. Esmague um morango, misture-o com bicarbonato de sódio e espalhe-o nos dentes usando uma escova macia. Cinco minutos depois, limpe, enxágue e pronto: você terá um sorriso mais branco.

Fibras

Folhas verdes e outras fontes de fibras promovem boa digestão e níveis saudáveis ​​de colesterol. Tais alimentos também fazem maravilhas para os dentes – principalmente porque exigem muita mastigação.

Comer uma tigela de espinafre é um pouco como passar os dentes por uma lavagem: toda essa mastigação gera saliva, e a comida em si esfrega fisicamente os dentes enquanto ela é triturada em pequenos pedaços. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!