Alimentos ricos em melatonina para dormir melhor
O hormônio responsável por regular o sono é essencial para o bem-estar do corpo e, felizmente, alguns alimentos são ricos nele: a melatonina. Apesar de ser produzido naturalmente pelo organismo, há ingredientes que estimulam a produção do hormônio indutor do sono.
A importância da melatonina
Além de induzir e regular o sono, o hormônio em questão é também responsável por regular a função metabólica do organismo durante o dia, ou seja, quando estamos acordados.
Leia também: Insônia: O que é, causas, sintomas e como tratar
Alimentos ricos em melatonina
Leite
Um copo de leite pode ser um excelente lanche antes de dormir. Além de nutritivo – rico em proteína, cálcio e vitaminas, o leite tem relação direta com a melhor qualidade do sono. Entretanto, a presença desse hormônio no leite da vaca varia conforme alguns fatores: raça do bovino, horário de ordenha, alimentação e nível de estresse do animal, entre outros.
Leia também: Leite é low carb?
Cereja
A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.
Kiwi
Para quem não é muito fã de cereja, outra opção de fruta ótima para o sono é o kiwi. A fruta de origem chinesa é rica em diversos benefícios para a saúde, sendo um deles a melhora do sono. Segundo estudo desenvolvido na Universidade de Taipei, em Taiwan, o kiwi pode aumentar em até 13% o tempo de sono diário de quem o consome.
Abacaxi
Outra fruta cítrica que faz muito bem para o descanso é o abacaxi. Isso se deve às suas propriedades capazes de estimularem não apenas a produção de melatonina, mas a de serotonina também.
Grão-de-bico
Além de fonte de proteína, o grão-de-bico é famoso por ser rico em diversas vitaminas, como a B6 e a B9. Assim, suas propriedades estimulam a produção hormonal, inclusive a produção do hormônio do sono.
O que NÃO comer para um sono melhor
Assim como há alimentos que melhoram o sono, há alimentos que podem piorar (e muito) sua noite de descanso. Alguns deles são, por exemplo:
- Refrigerante;
- Fast food e comida processada;
- Demais alimentos ricos em sódio e açúcar.
Leia mais: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono