Conheça os piores alimentos para as crianças

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
30 de Janeiro, 2020
Conheça os piores alimentos para as crianças

Refeições nutritivas e saborosas devem ser prioridade em todas as fases da vida, especialmente na infância. Por isso, é preciso estar atento na hora de montar os pratos das crianças, seja em casa, na escola ou nos passeios e viagens, para garantir que os pequenos tenha uma alimentação saudável. 

Mas, a correria do dia a dia, aliada à praticidade de alguns produtos prontos industrializados, podem dar espaço a alimentos considerados ruins para o cardápio infantil. 

Assim, comidas gordurosas, açucaradas e cheias de corantes e outros ingredientes artificiais podem ser gatilho de problemas de saúde graves, como obesidade e colesterol.

Com pouco ou nenhum valor nutricional, itens como salsicha, refrigerantes e salgadinhos prejudicam a saúde a curto e longo prazo. Portanto, não devem fazer parte do menu infantil. 

Pensando nisso, a nutricionista Bel Fagundes, de São Paulo, especialista em nutrição materno-infantil, conta quais os piores alimentos para crianças e como eles são prejudiciais nos primeiros anos de vida.

Salsicha

Feita de carnes processadas, a salsicha não tem valor nutricional. “Com uma série de corantes, conservantes, alto em sódio, gorduras e nitrato (altamente cancerígeno), o alimento não é nada saudável para nenhum ser humano, muito menos para uma criança”, explica a nutricionista. 

Nuggets

Esse alimento é rico em sódio, espessantes, nitrato e gordura, além de ser oferecido como uma fritura. “Porém, conseguimos substitui a versão industrializada por opções caseiras cheias de sabor e nutritivas para as crianças”, indica Bel Fagundes. 

Leia também: Como fazer seu filho ter uma alimentação mais saudável

Refrigerante

A bebida está na lista de piores alimentos para as crianças por contém alto teor de açúcar e sódio, que podem levar à obesidade e a problemas cardíacos, além de cáries nos dentes. Também é composta por corantes, que podem sobrecarregar os rins. Da mesma maneira, as versões diet, light e zero de refrigerantes são especialmente prejudiciais devido à presença de adoçantes.

Salgadinho

Segundo a especialista, os salgadinhos são cheios de sódio, corantes, gordura e conservantes. “Portanto, seu consumo está relacionado com o aumento da obesidade, colesterol e outras síndromes metabólicas”. 

Macarrão instantâneo

O tempero do macarrão instantâneo é altíssimo em sódio (contém mais de 70% da necessidade de sódio que uma criança precisa). Da mesma forma, o macarrão também não é saudável. “Ele é pobre em nutrientes e rico em gorduras. Mas, com alguns minutinhos a mais se consegue fazer um macarrão integral, que é bem mais saudável”, propõe a nutricionista.

Bolacha recheada

As bolachas são ricas em sódio, ingredientes transgênicos, conservantes e corantes, além de gordura. “Por isso, prefira sempre as opções feitas em casa, com ingredientes saudáveis, como aveia e farinha de trigo integral”.  

Cereal

Cheios de açúcares e conservantes os cereais são feitos, em sua maioria, com milho transgênico. Assim, podendo levar a obesidade e diabetes.

Fonte: Bel Fagundes, nutricionista materno-infantil de São Paulo, SP

Conheça também: Programa Mamãe +leve

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva