Alimentos com nicotina: veja 5 que podem te ajudar a parar de fumar

Alimentação Bem-estar
05 de Outubro, 2023
Alimentos com nicotina: veja 5 que podem te ajudar a parar de fumar

Você não leu errado: existem alimentos que possuem nicotina e que podem ajudar na árdua missão de parar de fumar. Apesar de muita gente achar que a substância está presente apenas em cigarros, a nicotina é natural, encontrada em plantas. Mas, de todo modo, é a principal responsável pela dependência física e psicológica associada ao tabagismo e ao uso de produtos de tabaco, como cigarros, charutos e vapes, os famosos cigarros eletrônicos.

Por isso, na hora de pensar em formas de abandonar o vício, outras opções devem ser levadas em conta além dos tradicionais adesivos e gomas de mascar. Mudanças na dieta, por exemplo, podem ajudar, já que existem pequenas doses de nicotina em frutas e vegetais comuns. Veja quais são.

Leia mais: Quais são os benefícios para o corpo ao parar de fumar?

Alimentos com nicotina 

Tomates: Tomates não maduros tendem a conter uma concentração mais alta de nicotina. Porém, à medida que amadurecem, a concentração tende a diminuir. Um tomate médio provavelmente conterá cerca de 7,1 mg de nicotina.

Berinjela: Um dos alimentos que contêm nicotina é a berinjela. Assim, em cada grama do legume, você encontrará 100 mg da substância. No entanto, para consumir a quantidade de nicotina presente em um cigarro, seria necessário 10 kg de berinjela.

BatataEm média, uma batata pode conter cerca de 15 mg de nicotina. No entanto, se você decidir amassar suas batatas ou fazer um purê delas, a concentração pode aumentar para até 52 mg.

Couve-florContém cerca de 16,8 mg de nicotina.

Pimentões verdes: Pode ser apenas uma pequena quantidade, mas os pimentões verdes cotidianos podem conter entre 7,7 e 9,2 mg de nicotina.

Quais alimentos evitar?

De acordo com um estudo publicado na “Nicotine and Tobacco Research” que contou com a avaliação de mil fumantes, alimentos como carne, café e álcool faziam os cigarros terem um gosto melhor. Portanto, consumi-los pode lembrar o ato de fumar e aumentar o risco de recaída.

Alimentos com nicotina funcionam mesmo?

Não há evidências de que esses alimentos possam interromper a vontade de fumar. Mas, segundo um estudo publicado no mesmo jornal citado anteriormente, aqueles que comeram mais frutas e vegetais tinham três vezes mais chances de ficar sem fumar por pelo menos 30 dias.

Dessa forma, segundo especialistas, embora a nicotina esteja naturalmente presente em frutas, vegetais e outros alimentos, os níveis são extremamente baixos, portanto, não há como ficar viciado neles. Além disso, quando você consome esses alimentos, pequenas concentrações de nicotina passam pelo seu intestino e seu corpo as digere facilmente. Em comparação, por exemplo, com outros produtos (como as balas de goma), as frutas e vegetais têm quantidades muito menores, mas podem ajudar quem quer abandonar o vício.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond