Alimentos com nicotina: veja 5 que podem te ajudar a parar de fumar
Você não leu errado: existem alimentos que possuem nicotina e que podem ajudar na árdua missão de parar de fumar. Apesar de muita gente achar que a substância está presente apenas em cigarros, a nicotina é natural, encontrada em plantas. Mas, de todo modo, é a principal responsável pela dependência física e psicológica associada ao tabagismo e ao uso de produtos de tabaco, como cigarros, charutos e vapes, os famosos cigarros eletrônicos.
Por isso, na hora de pensar em formas de abandonar o vício, outras opções devem ser levadas em conta além dos tradicionais adesivos e gomas de mascar. Mudanças na dieta, por exemplo, podem ajudar, já que existem pequenas doses de nicotina em frutas e vegetais comuns. Veja quais são.
Leia mais: Quais são os benefícios para o corpo ao parar de fumar?
Alimentos com nicotina
Tomates: Tomates não maduros tendem a conter uma concentração mais alta de nicotina. Porém, à medida que amadurecem, a concentração tende a diminuir. Um tomate médio provavelmente conterá cerca de 7,1 mg de nicotina.
Berinjela: Um dos alimentos que contêm nicotina é a berinjela. Assim, em cada grama do legume, você encontrará 100 mg da substância. No entanto, para consumir a quantidade de nicotina presente em um cigarro, seria necessário 10 kg de berinjela.
Batata: Em média, uma batata pode conter cerca de 15 mg de nicotina. No entanto, se você decidir amassar suas batatas ou fazer um purê delas, a concentração pode aumentar para até 52 mg.
Couve-flor: Contém cerca de 16,8 mg de nicotina.
Pimentões verdes: Pode ser apenas uma pequena quantidade, mas os pimentões verdes cotidianos podem conter entre 7,7 e 9,2 mg de nicotina.
Quais alimentos evitar?
De acordo com um estudo publicado na “Nicotine and Tobacco Research” que contou com a avaliação de mil fumantes, alimentos como carne, café e álcool faziam os cigarros terem um gosto melhor. Portanto, consumi-los pode lembrar o ato de fumar e aumentar o risco de recaída.
Alimentos com nicotina funcionam mesmo?
Não há evidências de que esses alimentos possam interromper a vontade de fumar. Mas, segundo um estudo publicado no mesmo jornal citado anteriormente, aqueles que comeram mais frutas e vegetais tinham três vezes mais chances de ficar sem fumar por pelo menos 30 dias.
Dessa forma, segundo especialistas, embora a nicotina esteja naturalmente presente em frutas, vegetais e outros alimentos, os níveis são extremamente baixos, portanto, não há como ficar viciado neles. Além disso, quando você consome esses alimentos, pequenas concentrações de nicotina passam pelo seu intestino e seu corpo as digere facilmente. Em comparação, por exemplo, com outros produtos (como as balas de goma), as frutas e vegetais têm quantidades muito menores, mas podem ajudar quem quer abandonar o vício.