Alimentos biodinâmicos: O que são e benefícios

11 de novembro, 2019

O mundo se industrializou, e nosso sistema alimentar também. Isto pode soar como uma coisa boa. Significa que podemos ter abacates durante todo o ano, qualquer híbrido de maçã específico que desejamos, e carne suficiente para satisfazer os desejos de hambúrguer. Mas, hoje em dia, a maioria das fazendas parece mais fábricas do que fontes de nutrição recém-cultivadas.

E é aí que a agricultura biodinâmica entra – e está levando a produção de alimentos de volta às raízes com os chamados alimentos biodinâmicos.

O que são alimentos biodinâmicos

A agricultura biodinâmica é uma maneira de ver uma fazenda como um organismo vivo, independente, sustentável e seguindo os ciclos da natureza. Pense nisso como orgânico, mas melhor.

É levar a agricultura de volta ao básico: sem antibióticos, pesticidas ou fertilizantes artificiais. Controle de pragas, de doenças, de ervas daninhas, fertilidade – tudo isso é tratado pelo próprio sistema agrícola, em vez de importar as soluções de fora. Por exemplo, em vez de usar um fertilizante artificial de nitrogênio, os agricultores alternam os ciclos das culturas, incorporam o uso de esterco animal ou cultivam certas plantas fertilizantes para manter a riqueza do solo. 

Nas fazendas que se especializam em alimentos biodinâmicos, os agricultores se esforçam para manter um ecossistema diversificado e equilibrado, com sustentabilidade ecológica, social e econômica. 

Como saber se um alimento é biodinâmico?

Os alimentos biodinâmicos devem obrigatoriamente conter um selo chamado DEMETER. Essa é uma marca mundial na qual indica que os produtos foram cultivados de acordo com os valores desse estilo de agricultura. 

Leia também: O que são alimentos orgânicos e por que são uma boa escolha

Qual a diferença entre biodinâmico e orgânico?

A biodinâmica é uma evolução do movimento orgânico. Pense no orgânico como um ponto intermediário entre a agricultura convencional industrializada e a agricultura biodinâmica. De fato, a biodinâmica é a versão original da agricultura orgânica. Mas isso não significa que eles sejam iguais: a biodinâmica não só inclui todos os padrões de processamento e agricultura orgânicos, mas se baseia neles.

Uma fazenda inteira não precisa ser orgânica para produzir e vender alguns produtos orgânicos certificados; uma fazenda poderia separar 10% de sua área cultivada em agricultura orgânica. Mas uma fazenda inteira deve ser certificada como biodinâmica para produzir alimentos biodinâmicos certificados. Além disso, para obter a certificação biodinâmica, 10% da área cultivada deve ser reservada para a biodiversidade (florestas, áreas úmidas etc.).

Também, o orgânico tem um padrão de processamento para todos os produtos, enquanto o biodinâmico tem padrões de processamento diferentes para cada tipo de produtos (vinho, laticínios, carne, etc.).

No final, ambos são sobre eliminar as coisas assustadoras da nossa comida. Uma certificação orgânica significa que não há fertilizantes sintéticos, irradiação ou engenharia genética usados ​​nos alimentos, e os animais da fazenda devem ser alimentados com ração orgânica. A biodinâmica inclui essas diretrizes, além de tornar a fazenda ainda mais autossuficiente. 

Por que comprar alimentos biodinâmicos?

Assim como comer mais saudável pode fazer você se sentir melhor, ingerir alimentos cultivados de maneira saudável também tem esse efeito. Veja quatro razões pelas quais você deve considerar comprar da agricultura biodinâmica:

  • A qualidade. Produção de qualidade superior significa produtos de qualidade superior – como um tomate que você colhe no mercado dos agricultores locais parece ter muito mais sabor do que os comuns da rede de supermercados.
  • A nutrição. Eles são profundamente nutritivos. Ao construir uma microbiota saudável no solo, as fazendas biodinâmicas estão desenvolvendo plantas saudáveis, que é o que entra diretamente em seu corpo.
  • Os agricultores. Ao comprar alimentos biodinâmicos, você está apoiando agricultores que estão investindo em suas fazendas para comercializar esses produtos de uma maneira saudável para o ele, os trabalhadores e a comunidade em que essa fazenda se encontra. 
  • O planeta. A biodinâmica é um padrão agrícola maravilhosamente regenerativo. Não contribui para a mudança climática e pode até ser um remédio para ela.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.