Alimentação saudável contra trombose: Veja o que comer

Alimentação Bem-estar
30 de Junho, 2021
Alimentação saudável contra trombose: Veja o que comer

A trombose é um problema que envolve a presença de coágulos em um vaso sanguíneo, veia ou artéria. Ou seja, estes coágulos impedem o fluxo de sangue que circula entre as veias e artérias do sistema circulatório. Assim, é mais comum entre mulheres e pode estar relacionada a alguns hábitos e condições, como tabagismo, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e predisposição genética.

Além de tratamento preventivo, uma grande aliada da saúde contra a trombose é a alimentação. A seguir, confira algumas sugestões de alimentos para incluir no seu dia a dia.

Alimentação para prevenir a trombose

Frutas ricas em água na composição

A recomendação do topo da lista é caprichar na ingestão de água para evitar desidratação e inchaços. Pois, a água ajuda a “limpar” substâncias que causam a retenção de líquidos, como o sódio. Além disso, consumir água por meio de alimentos também é válido. Melão, melancia e morango, por exemplo, são abundantes em água. Assim, você pode fazer uma salada com estas frutas e apreciá-las diariamente.

Laranja, acerola e goiaba

Merecem destaque porque possui diversas propriedades funcionais. Mas, além da vitamina C, contém flavonoides, antocianinas e polifenóis. Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.

Leia também: Má circulação nas pernas: exercícios e dicas para evitar

Amendoim contra trombose

A oleaginosa é farta de vitamina B3, nutriente que estimula a vasodilatação sanguínea e melhora a saúde do sistema circulatório. Além disso, você pode adicionar o amendoim a frutas, vitaminas, bolos e panquecas. Mas, se optar pela pasta de amendoim, limite o consumo a uma colher de sopa ao dia.

Pepino

Outro alimento campeão em quantidade de água, o pepino pode ser ingerido in natura em saladas e lanchinhos, além de possuir pouquíssimas calorias.

Alho para prevenir trombose

O tempero natural é um poderosíssimo anti-inflamatório. Assim, um dos resultados de sua ação é a melhoria da circulação sanguínea, evitando o aparecimento de coágulos nas paredes das veias e artérias.

Gengibre

Assim como o alho, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e adstringentes. Pois, a raiz contém bromelaína, uma enzima que dilui a fibrina, uma proteína responsável pela formação de coágulos. Ou seja, ao consumir gengibre diariamente, o sangue torna-se mais fino, facilitando o trânsito pelas veias e artérias. Mas, uma dica de consumo é em forma de chá, sucos verdes, sobremesas frescas ou adicionando algumas rodelas da raiz à garrafinha de água. 

Abacaxi

Mais um alimento que possui bromelaína, sendo aliado da circulação sanguínea.

Salmão na alimentação para prevenir trombose

Fonte de ômega-2, o salmão e outros tipos de peixes podem barrar a formação de coágulos e incentivar a fluidez do sangue.

Fonte: Fernanda Cortez, médica nutróloga. Formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina; Internship em Endocrinologia e Diabetes pelo Joslin Diabetes Center, da Harvard Medical School, em Boston – Estados Unidos; pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); e pós-graduanda em Nutriendocrinologia Funcional. CRM: 197.940.

Leia também: Exercícios que diminuem o risco de desenvolver trombose

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo