Alimentação durante a quimioterapia: Preta Gil reforça a importância da dieta saudável
A cantora Preta Gil voltou a compartilhar detalhes do seu tratamento contra um câncer no intestino nesta semana. Em seu perfil do Instagram, Preta contou aos seguidores que completou o seu 4º ciclo de quimioterapia, sendo que a expectativa é que o tratamento dure mais dois meses. Apesar dos efeitos colaterais dos medicamentos, como a forte sensação de enjoo, a cantora comentou sobre outros aspectos de sua busca pela cura. Um deles foi a importância da alimentação durante a quimioterapia.
“Os meus principais cuidados, desde que eu comecei a quimio, são alimentação em primeiro lugar. Eu tenho um rigor muito sério de uma mudança de padrões, de estilo de vida, que mudou muito, não só em relação à alimentação, mas ao sono, cuidar da cabeça, terapia, mas sem dúvida alimentação é o maior deles”, relatou Preta Gil em resposta a um seguidor. Continue lendo e entenda como uma dieta saudável pode ajudar na recuperação de um paciente com câncer.
Ver essa foto no Instagram
Veja também: Alimento ultraprocessado aumenta risco de câncer de intestino, diz estudo
Alimentação durante a quimioterapia
De acordo com o Hospital A.C Camargo Câncer Center, instituição referência em cuidados com o câncer, uma alimentação nutritiva é fundamental para que o organismo funcione melhor em pacientes que estão em tratamento contra tumores.
Isso significa dizer que quem come melhor tem mais capacidade de vencer os efeitos colaterais da quimioterapia e de enfrentar o tratamento como um todo. Além disso, a alimentação saudável também ajuda a manter a disposição e evita a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que a quimioterapia possa ter prejudicado.
Apesar das dificuldades encontradas durante o tratamento do câncer, negligenciar a alimentação saudável não deve ser uma opção. Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servir de fonte de energia.
Dessa forma, o resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções. Vale reforçar que o consumo de suplementos antioxidantes, probióticos, fitoterápicos e de ervas não habituais devem ser evitados durante a quimioterapia, de acordo com o Hospital A.C Camargo. Portanto, o benefício dessas substâncias deve ser obtido por alimentação saudável.
Afinal, como praticar essa alimentação saudável?
É hora abandonar os industrializados e refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais. Além de oferecer uma nutrição mais geral, os alimentos integrais são mais saciantes e energizantes, e criam um impacto diferente na regulação do açúcar no sangue, digestão e metabolismo.
Assim, o primeiro passo para reorganizar a alimentação e ter energia e disposição para enfrentar o tratamento é estruturar os pilares mais importantes, são eles:
- Frutas: dê preferência para aquelas que são frescas e estão devidamente higienizadas;
- Vegetais: busque variar os vegetais e acrescentá-los à sua rotina de forma constante;
- Grãos: a versão integral dos grãos é mais saudável, como arroz, pão e massas;
- Lacticínios: opte por lacticínios com baixo percentual de gordura;
- Proteína: incorpore ao seu cardápio alimentos como peixe, ovos e aves;
- Água: tenha o hábito de se hidratar. Assim, lembre-se de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.
Encha o prato de verduras e legumes
Um dos grandes destaques da alimentação saudável envolve colorir mais o seu prato. Portanto, comer mais vegetais de maneira consistente é um dos hábitos mais importantes que você pode promover. Vegetais não ricos em amido – como folhas, brócolis, couve-flor, abobrinha, tomate, pimentão, cogumelos e cebola – são incrivelmente ricos em nutrientes. Além disso, aumentam a imunidade e melhoram a saúde mental.
Por fim, para auxiliar nesse processo, você pode contar com o apoio de uma nutricionista para realizar um plano adequado para o tratamento.
Referência: Hospital A.C Camargo Câncer Center – Manual para pacientes – Alimentação durante a Quimioterapia.