Chá de alecrim: Para que serve e benefícios

Alimentação Bem-estar
01 de Novembro, 2019
Chá de alecrim: Para que serve e benefícios

Em forma de tempero ou de chá, o alecrim é uma erva acessível repleta de poderes para a saúde. Assim, não à toa, é utilizada há milhares de anos como forma de tratamento para diversos problemas de saúde, dos simples como gripes, tosses e resfriados, até os mais complexos, combinado com outras ervas de propriedades curativas. 

No Brasil, essa erva de aroma cheiroso e delicado desembarcou no período da colonização e permanece em nossa cultura desde então.

Chá de alecrim: Para que serve

A composição do alecrim é rica em antioxidantes, como o ácido carnósico e o carnosol, que além de prevenirem o estresse oxidativo (envelhecimento precoce), têm funções anti-inflamatórias, antioxidantes e relaxantes. 

Veja algumas vantagens de incluir a erva no seu dia a dia (inclusive na aromaterapia).

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Benefícios do chá de alecrim

Ação diurética

Quem tem problemas de retenção de líquido, tomar chá de alecrim pode ajudar a amenizar esse desconforto. Assim, uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology atesta esse benefício, mas aconselha para os possíveis riscos. Esse efeito diurético pode aumentar o risco de desidratação, caso você não reponha os líquidos corretamente. Portanto capriche na ingestão de água aliada ao consumo do chá (2 xícaras por dia é o ideal).

Chá de alecrim melhora a digestão

Se o seu objetivo é reduzir os desconfortos de uma refeição pesada ou que não caiu bem, experimente tomar uma xícara de chá de alecrim depois de comer. Pois, sua ação anti-inflamatória e calmante evita a azia e a digestão empacada.  

Aliado da boa circulação

A erva pode melhorar o sistema circulatório, colaborando para a saúde do organismo. A razão é que seus antioxidantes atuam diretamente nos vasos sanguíneos e diminuem a probabilidade de desenvolver trombos que impedem a circulação do sangue.  

Ajuda a aliviar os sintomas da ressaca

Exagerou na bebedeira? Pois, tomar chá de alecrim pode melhorar dores de cabeça e o estômago sensível, consequências do excesso de álcool. Além disso, o poder desintoxicante da erva também age sobre o fígado, que geralmente fica sobrecarregado para processar as toxinas do álcool. 

Chá de alecrim auxilia no tratamento de inflamações

chá de alecrim

Entre as propriedades medicinais que o alecrim possui está a ação antibiótica, especialmente contra Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis e Shigella sonei, agentes causadores de infecção urinária, vômito e diarreia (o que os médicos podem chamar de virose). Mas, embora seja eficaz contra esses males, não deve ser a única forma de tratamento, mas sim um complemento à medicação prescrita por um médico. No caso da virose, tomar seu chá ou incluir a erva como tempero na alimentação pode ajudar; para infecção urinária, a erva é comumente utilizada em banhos de assento. 

Tem vitaminas boas para os olhos e a longevidade

O alecrim tem vitamina A, que é responsável pelo bom funcionamento da visão, e a vitamina C, que melhora a imunidade e evita a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Além disso, tem vitamina K, que proporciona ossos e articulações mais fortes, além das vitaminas B1 e B2, que controlam os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, para conseguir obter sua eficiência, precisa de grandes quantidades. Por isso, apesar de ser um bom fornecedor de vitaminas, não deve ser a principal fonte de obtenção delas, o.k.?

Contraindicações

Embora tenha muitos prós, o alecrim pode ser tóxico em alguns casos. Assim, gestantes e pessoas com sensibilidade estomacal precisam consultar um médico para avaliar se o consumo está liberado. 

Alecrim na aromaterapia

Outra forma de utilizar o alecrim é usufruindo de seu óleo essencial. Algumas gotinhas no difusor de ambientes podem trazer sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, aplicar algumas gotinhas do óleo no dorso da mão e cheirá-la alivia o desconforto de nariz congestionado e, segundo a aromaterapia, pode estimular a memória e a concentração. Mas, evite aplicar o óleo essencial diretamente no rosto – prefira sempre o dorso da mão, que é uma espécie de “termômetro” para reações alérgicas. 

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Como consumir alecrim além do chá

Em forma de chá, tempero para carnes brancas e acompanhamentos (arroz, grãos e salada). Prefira a versão fresca, para temperar os alimentos, que é mais carregada de sabor; no caso do chá, pode ser feito com as folhas secas, em uma infusão quente, acompanhada de outras ervas de sua preferência. 

Fontes: Geovanna Barreto e Juliana Belmont, nutricionistas da Clínica NutriCilla.

Que tal incluir os benefícios do chá de alecrim no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor