Air fryer ou forno elétrico? Veja a melhor opção para ter em casa
Depois de tantas recomendações e indicações médicas, já está claro que usar óleo demais nas refeições não é algo ideal ou saudável. Desse modo, optar por preparar as comidas assadas é a melhor saída! Por isso, o forno elétrico ou a air fryer são dois meios menos nocivos e que deixam a comida igualmente deliciosa.
Mas, afinal, qual será a melhor opção? Mesmo que tenham, praticamente, o mesmo propósito, eles ainda apresentam diferenças que podem ser consideradas na hora da compra.
Leia também: 5 dicas para tirar gordura queimada de panelas com facilidade
Comparando os valores, o forno elétrico é mais em conta para quem procura uma opção de preparo saudável e não muito cara. Os valores, de acordo com pesquisas da internet, começam em R$150. Além disso, outro ponto positivo é que o forninho está disponível em diversos modelos. Então, é possível encontrar o aparelho com mais de uma divisória, perfeito para preparar mais de um alimento por vez.
Já a air fryer tem um tamanho menor. Em termos de mobilidade, pode ser transportada de um lugar para o outro mais facilmente. O aparelho tem opções diversas de tamanhos: três, quatro, cinco ou mais litros. Contudo, para quem busca praticidade e também não vai exagerar na quantidade de preparo de comida, ela é uma boa opção.
Air fryer ou forno elétrico?
Sendo assim, por ser de tamanho menor e esquentar com mais facilidade, o preparo na air fryer fica mais fácil e rápido. Porém, se você busca deixar o alimento bem gratinado e com aquela casquinha gostosa — especialmente de queijo —, a melhor opção para você é o forninho. Outra diferença é que o uso de óleo é feito em alguns pratos no forno. Já na air fryer, não.
Os dois cabem em vários lugares da casa. Na hora de escolher, vale colocar o custo-benefício em pauta, especialmente pelo lado financeiro (a air fryer é um pouco mais cara). O importante mesmo é se alimentar da melhor maneira possível, e isso os dois eletrodomésticos proporcionam.