Água de cogumelo: Conheça a bebida saudável da vez

Alimentação Bem-estar
11 de Maio, 2020
Água de cogumelo: Conheça a bebida saudável da vez

Cogumelos, além de deliciosos, são nutritivos o suficiente para ganhar o rótulo de superalimento. Isso graças às altas concentrações de vitamina D, antioxidantes e fibras. Mas, depois da água com limão, a água de cogumelo vem despontando como possível bebida saudável da vez e, inclusive, já ganhou uma legião de fãs. 

Há quem pense que eles são vegetais ou legumes. Mas, na verdade, trata-se de fungos, organismos que dependem de outros seres vivos para sua nutrição. Apesar de muitas espécies serem venenosas, existem diversas opções que podem adicionar sabor aos seus pratos e benefícios à sua saúde.

O que é exatamente a água de cogumelo?

Inicialmente, imaginamos cogumelos embebidos em uma caneca de água quente como um saquinho de chá. Porém, não é exatamente isso. Os cogumelos são secos, moídos em pó, às vezes aromatizados e frequentemente misturados com outros ingredientes, como aveia orgânica, extratos de frutas em pó e probióticos para criar um suplemento. 

Geralmente, é vendido em pacotes individuais ou despejado em um cilindro alto. Você dissolve o pó e água, agita ou mexe e saboreia para conseguir uma pele, cabelos e unhas mais saudáveis, um sistema imunológico melhor, maior foco e menos ansiedade.

leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Benefícios

A ideia por trás disso é que os próprios cogumelos oferecem muitos benefícios à saúde. Então, dependendo do cogumelo utilizado, o suplemento pode reduzir o estresse ou até agir como um adaptógeno – uma planta ou substância herbal que é comercializada como uma maneira de evitar doenças – que pode gerenciar hormônios e reduzir doenças crônicas. 

Esta é a afirmação de quem usa o produto, mas uma pesquisa real ainda não aconteceu. Portanto, é ótimo em teoria, mas na prática? Não muito.

Assim, consulte um médico primeiro antes de consumir o produto. Pois, não há estudos suficientes para provar a eficácia da água de cogumelo. 

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.