Açúcar é capaz de viciar em poucos dias, diz estudo

Alimentação Bem-estar
21 de Janeiro, 2020
Açúcar é capaz de viciar em poucos dias, diz estudo

Se você ainda tem dúvidas de que açúcar é capaz de viciar, um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, constatou que a substância não só tem efeito viciante, mas também altera a química do cérebro. E, mais, isso se dá em apenas 12 dias.

As pesquisas foram feitas com porcos. Entretanto, os mesmos efeitos podem ser observados em seres humanos. Assim, comprovou-se que a sacarose age diretamente com os receptores de hormônios como, por exemplo, a dopamina (responsável pela sensação de felicidade).

Análises anteriores haviam sido feitos com ratos. Porém, esses animais possuem um sistema metabólico extremamente diferente do humano. Assim, os dados obtidos na pesquisa dinamarquesa são considerados mais seguros pela classe científica.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

Ao longo de 12 dias, os suínos foram induzidos ao consumo diário de solução de sacarose. Ao fim de cada dia, seu cérebro era escaneado. No final do experimento, mudanças significativas no encéfalo foram observadas.

Sendo assim, o consumo de açúcar é responsável por uma sensação imediata de alegria. Ou seja, o chamado “sistema de recompensa” do cérebro é ativado quando comemos um doce.

Uma vez que o cérebro humano preza por essa sensação, ele incentiva qualquer ação que a proporcione, por exemplo, consumir doces. Portanto, é isso que torna o açúcar é capaz de viciar.

Outras ações podem proporcionar a mesma sensação, como se apaixonar ou passar tempo com amigos.

Por fim, entre outros motivos, é por isso que faz-se tão importante moderar a ingestão de açúcar.

Leia também: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra