Abrótano: Conheça os benefícios da planta medicinal
O abrótano é uma planta também chamada de aurónia, losna e abrótega. Ela é originária da Ásia e é muito comum na Europa.
Possui propriedades medicinais e pode ser usada como tratamento natural para condições como insônia e cólicas. Ainda, ela é aromatizante e é utilizada no preparo de um excelente chá.
Benefícios do abrótano
É relaxante
O abrótano, especialmente quando preparado como chá, é extremamente relaxante e calmante. Por isso, alivia sintomas da ansiedade e pode combater a insônia, garantindo um sono melhor.
Leia também: Insônia na quarentena? Tente essa meditação
Abrótano combate a retenção de líquido
O chá também é naturalmente diurético. Por isso, previne ou combate a retenção de líquido, a qual tem como efeitos colaterais mais comuns o aparecimento de celulite e a sensação.
Leia mais: Chá de escrofulária: Propriedades e benefícios
Alivia cólicas menstruais
A bebida pode beneficiar especialmente as mulheres que sofrem de cólicas durante a menstruação. Portanto, o chá promove efeito analgésico. Além disso, ajuda a regular o ciclo menstrual e, por ser calmante, alivia sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). O chá de jalapa tem efeito parecido.
Abrótano é um repelente natural
Por ser uma planta aromática, é também um repelente natural e pode prevenir picadas de inseto, os quais se afastam devido ao forte cheiro da planta.
Melhora a respiração
Segundo um estudo promovido em um hospital na Suíça, a planta é benéfica para a saúde respiratória, especialmente ajudando no tratamento da rinite e demais condições inflamatórias.
Como preparar o chá de abrótano
- Primeiramente, separe aproximadamente o equivalente à 2 colheres de café de folhas secas da planta
- Em seguida, ferva 1 xícara de água
- Junte-as e em cerca de 10 minutos o chá estará pronto
Além do chá, o abrótano também pode ser usada como tempero e na fabricação de óleos essenciais.
Leia também: Chá de bicuíba: Os benefícios da planta medicinal brasileira
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do abrótano
A princípio, não há contraindicações ou efeitos colaterais relacionados ao consumo de abrótano. Entretanto, é sempre importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo um natural.