Aborto espontâneo: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Gravidez e maternidade Saúde
24 de Março, 2022
Aborto espontâneo: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A cada ano, cerca de 23 milhões de gestações em todo o mundo terminam em aborto espontâneo – esse número representa 15% do total. Por ser um acontecimento tão comum e delicado na vida das mulheres, é preciso falar sobre o tema e informar as gestantes.

Aborto espontâneo é a perda involuntária de uma gravidez até a data de 20 semanas de gestação, que pode acontecer por diversas razões. Assim, a perda pode ser classificada em precoce, quando acontece antes de completar 12 semanas de gestação, e tardia, quando ocorre entre 12 e 20 semanas.

De acordo com o Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra idealizador do Centro Paulista de Parto Natural, as principais causas do aborto espontâneo são:

  •  Anormalidades cromossômicas (corresponde a 50% a 70% dos casos); 
  •  Disfunções hormonais;
  •  Anormalidades anatômicas dos órgãos reprodutores (útero, ovários e trompas);
  •  Infecções virais ou bacterianas;
  •  Uso de drogas.

Sintomas

O especialista afirma que os sintomas mais frequentes e clássicos são dores abdominais em geral, como as cólicas, e sangramento vaginal, que pode ser leve, moderado ou intenso. Assim, a gestante que sentir estes sinais deve procurar ajuda médica.

No caso dos abortos espontâneos precoces, no geral ocorre uma eliminação espontânea do feto e anexos que se encontravam em formação inicial. Mas, em algumas ocasiões, assim como acontece nos abortos tardios, haverá a necessidade de completar o esvaziamento uterino com duas alternativas de procedimentos cirúrgicos, sob anestesia: a curetagem uterina ou a AMIU (aspiração manual intra-uterina).

Tratamentos para aborto espontâneo

De acordo com o obstetra, cada caso precisa ser estudado para que a causa da perda seja identificada e corrigida. Dessa maneira, com ajuda médica, a mulher pode sim voltar a engravidar sem riscos após um aborto espontâneo.  

“Inclusive, a maioria dos abortos espontâneos, principalmente os precoces, decorrem das anormalidades cromossômicas (50 a 70%) e esta alteração não se repetirá obrigatoriamente nas próximas gravidezes”, explica o médico.

Além disso, o ginecologista entende ainda que as gestantes que sofrem aborto espontâneo devem ser acolhidas “com extremo respeito, paciência e carinho”.

Leia também: Sangramento no início da gravidez é normal? Quando se preocupar

Fonte: Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra idealizador do Centro Paulista de Parto Natural

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show