Sangramento no início da gravidez é normal? Quando se preocupar

Muitas gestantes se deparam com sangramento no início da gravidez e não entendem o que aquilo pode significar. Mas, saiba que os sangramentos podem acontecer durante a gestação, independentemente do período. No entanto, não se preocupe de imediato. Pois, eles não necessariamente representam um risco.

Quando o sangramento no início da gravidez é preocupante?

Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, alerta que qualquer tipo de sangramento na gestação precisa ser investigado. Mas, o sangue pode significar diversas coisas, como um descolamento do gestacional; uma lesão no colo do útero; um pólipo, ou qualquer alteração do gênero, e também uma lesão na vagina, que pode acontecer durante uma relação sexual, por exemplo.

Assim, a médica afirma que é preciso fazer um exame físico e um ultrassom para detectar a causa do sangramento. “Se o resultado mostrar que houve, por exemplo, um rompimento de um vasinho do colo, nós iremos acompanhar. Mas, não há problema algum, não traz risco para a gestação”, explica.

Leia também: Sexagem fetal: exame ajuda a descobrir o sexo do bebê

Qual é a cor do sangramento no início da gravidez?

O sangue pode ser rosado, vermelho vivo ou mais amarronzado, o chamado sangramento em borra de café. Contudo, existem pacientes que têm os três tipos e, segundo Mariana, todos precisam ser avaliados por um médico, “principalmente no início da gestação, onde existe um risco de perda muito grande”.

Quanto tempo dura o sangramento?

Não existe um tempo certo. Existem pacientes que apresentam alguns tipos de sangramentos que duram a gestação inteira.

No entanto, muitas mulheres acreditam que menstruam durante a gravidez, mas a obstetra explica que não se trata de menstruação, mas sim de alguma alteração que causou o sangramento.

Leia também: Sangramento na gravidez: causas e o que fazer

Fonte: Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.