A importância da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos
Você já ouviu falar em “janela de oportunidades”? Trata-se da fase que engloba os três primeiros anos de vida, quando a criança cresce e se desenvolve (social, emocional, física e cognitivamente) de forma muito intensa e rápida.
De acordo com um documento da Unicef¹, o cérebro de crianças pequenas tem uma grande plasticidade, ou seja, está sempre aprendendo e é sensível à modificações. Por isso, o que acontece na primeira infância é fundamental para a saúde e o bem-estar do indivíduo no futuro
É claro que esse período exige muita energia, que é obtida com a ajuda de uma alimentação saudável e equilibrada. O aleitamento materno é recomendado como complementar até os 2 anos ou mais, mas na sua ausência, as crianças dessa idade podem se beneficiar pelo consumo da fórmula infantil!
Benefícios da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos
A fórmula infantil pode ser indicada para complementar a dieta da criança, na impossibilidade do aleitamento materno. Ela carrega diversos nutrientes essenciais que contribuem para o desenvolvimento.
Teor de proteínas adequado
As proteínas são essenciais em qualquer etapa da vida, e na infância, não seria diferente. Elas estruturam, fortalecem e permitem o crescimento dos ossos, dos músculos e de outros tecidos do organismo.
Pensando em ofertar o nutriente para a criança, muitos pais apostam no leite de vaca. Contudo, essa nem sempre é a opção mais interessante, visto que ela não contém as concentrações mais adequadas de proteínas para os pequenos.
O Manual da Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por exemplo, afirma que as quantidades de proteínas encontradas no leite de vaca costumam ser “aumentadas e difíceis de digerir devido à relação caseína/proteínas do soro”².
O que pode ser um problema, já que “o excesso proteico aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, além da qualidade da proteína contribuir para adiposidade no futuro”, informa o documento².
Isso não acontece com algumas fórmulas infantis, que geralmente possuem redução proteica e perfil de aminoácidos mais adequados².
Leia mais: Leite materno ou fórmula infantil: quais são as diferenças e como escolher?
Adição de DHA
O DHA faz parte do grupo de ácidos graxos essenciais. Durante a infância, o seu consumo adequado está relacionado ao desenvolvimento do sistema nervoso e das conexões neurais².
Podemos encontrar esse nutriente em alimentos como peixes, leite materno e gema de ovo. Além disso, as fórmulas infantis costumam ter esse composto adicionado em proporções corretas, além de possuírem um teor reduzido de gorduras saturadas – o que não é o caso do leite de vaca².
Prebióticos que ajudam na saúde intestinal
Outro benefício importante é a presença de prebióticos nas fórmulas infantis. Eles nada mais são do que fibras que atuam na formação da microbiota (micro-organismos que habitam o intestino) e exercem um benefício à saúde
A microbiota dos indivíduos começa a se formar ainda durante a gestação, mas é modulada de forma intensa nos primeiros anos de vida. Quando está equilibrada, ela impacta positivamente a imunidade do pequeno.
Aptanutri Premium
Aptanutri Premium é a fórmula infantil da Danone Nutricia desenvolvida para as necessidades das crianças brasileiras de primeira infância, entre 1 e 3 anos.
Contém DHA e ARA, ácidos graxos das famílias ômega-3 e ômega-6, respectivamente, além de prebióticos e outros nutrientes. Saiba mais aqui!
Obs: a indicação de uso deve ser sempre avaliada pelo profissional de saúde, caso a caso, conforme a situação clínica e nutricional do paciente. Consulte sempre seu profissional de saúde.
Referências:
- [¹] – Unicef, Desenvolvimento Infantil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil. Acesso em: 30/08/2023;
- [²] – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Manual de Alimentação da Infância à Adolescência. 2018, 4ª ed.
Bibliografia:
- Ghisolfi J, FantinoM, Turck D, de Courcy GP, Vidailhet M. Nutrient intakes of children aged 1-2 years as a function of milk consumption, cows’ milk or growing-up milk. Public Health Nutr, 2013;
- Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, Mario Cicero Falcão, Durval Ribas-Filho, Renato Augusto Zorzo, Tulio Konstantyner, Raquel Ricci, Nathalia Gioia, Mauro Fisberg. Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre a alimentação láctea da criança com idades entre 1 e 5 anos. 2020.