8 hábitos que evitam o envelhecimento em até 6 anos, segundo cientistas

Saúde
07 de Novembro, 2023
8 hábitos que evitam o envelhecimento em até 6 anos, segundo cientistas

Antigamente, pouco se falava sobre o impacto que mudanças no estilo de vida poderiam representar no futuro. Hoje, a gente até sabe que fumar faz mal, que o sedentarismo é prejudicial, dentre outros costumes que muitas pessoas tornam frequentes na rotina. Agora, um novo estudo reforça ainda mais os prejuízos para a saúde e quantos anos de vida as pessoas podem prolongar ao abandoná-los. De acordo com um novo estudo que será apresentado na conferência Scientific Sessions, da American Heart Association, existem 8 hábitos que evitam o envelhecimento em até seis anos.

Leia mais: Sete hábitos de vida que podem prevenir a depressão

Detalhes sobre o estudo

O estudo chamado Life’s Essential 8 visa definir a saúde do coração com base em quatro medidas de estilo de vida modificáveis e quatro marcadores de saúde modificáveis. Assim, manter os hábitos descritos na lista feita pelos cientistas mostrou que as pessoas com melhor saúde cardiovascular eram cerca de seis anos mais jovens biologicamente do que a sua idade real.

O estudo foi baseado em dados de mais de 6.500 adultos com idade média de 47 anos. “Estas descobertas nos ajudam a compreender a ligação entre a idade cronológica e a idade biológica, e como seguir hábitos de vida saudáveis ​​pode nos ajudar a viver mais tempo”, disse Donald Lloyd-Jones, presidente do grupo de redatores do Life’s Essential 8, a ferramenta de avaliação de saúde da AHA.

8 hábitos que evitam o envelhecimento

As oito medidas de saúde nomeadas pela American Heart Association são:

  • Coma uma dieta saudável
  • Seja mais ativo
  • Pare de fumar
  • Tenha um sono saudável
  • Mantenha um peso saudável
  • Controle o colesterol
  • Tenha atenção com o açúcar no sangue
  • Gerencie a pressão arterial

Leia mais: Hábitos que parecem saudáveis, mas não são

Como incluir hábitos que evitam o envelhecimento?

Iniciar hábitos saudáveis pode ser desafiador, mas é uma mudança positiva que pode melhorar sua qualidade de vida. Veja algumas dicas:

  • Defina metas claras: Primeiramente, pergunte a si mesmo o que você deseja alcançar com hábitos saudáveis. Por exemplo, você pode querer perder peso, ficar em forma, melhorar sua alimentação ou reduzir o estresse.
  • Faça um plano: Uma vez que você tenha metas claras, crie um plano para alcançá-las. Isso pode incluir a definição de um cronograma, a identificação de obstáculos potenciais e a elaboração de estratégias para superá-los.
  • Comece devagar: Comece com mudanças pequenas e graduais. Por exemplo, se deseja melhorar sua alimentação, comece por fazer uma troca saudável em uma refeição por dia.
  • Estabeleça prioridades: Identifique os hábitos mais importantes para sua saúde e concentre-se neles. Isso pode incluir coisas como se exercitar regularmente, manter uma alimentação equilibrada e dormir o suficiente.
  • Eduque-se: Aprenda sobre os benefícios dos hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a importância do exercício e os efeitos do sono adequado. Isso porque quanto mais você souber, mais motivado ficará para mantê-los.
  • Mantenha o acompanhamento: Acompanhe seu progresso de forma consistente. Isso pode ser feito por meio de um diário, um aplicativo de celular ou um plano de metas, por exemplo.
  • Seja flexível: Esteja preparado para ajustar seu plano conforme necessário. A vida é imprevisível, e pode haver momentos em que você sairá da rotina.
  • Celebre suas conquistas: À medida que você alcança seus objetivos e desenvolve hábitos saudáveis, comemore suas conquistas. Isso pode motivá-lo a continuar trabalhando para melhorar sua saúde.

Por fim, a criação de hábitos saudáveis é um processo contínuo. Com determinação, paciência e um plano bem elaborado, você pode fazer mudanças positivas em sua vida e desfrutar de uma melhor saúde a longo prazo.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas