4 exercícios para afinar a cintura e reduzir a flacidez na barriga

Bem-estar Movimento
25 de Outubro, 2023
4 exercícios para afinar a cintura e reduzir a flacidez na barriga

Quer secar a barriga, afinar a cintura e reduzir a flacidez? De acordo com Leandro Twin, personal trainer e profissional de Educação Física, existem 4 exercícios para afinar a cintura e reduzir a flacidez na barriga. Isto é, sem realizar procedimentos estéticos ou cirurgias. O primeiro passo é entrar em deficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consome.

Para isso, é preciso adotar alguns cuidados com a alimentação, como reduzir açúcar, álcool e escolher alimentos com maior quantidade de nutrientes e menor índice calórico, por exemplo. “Independentemente da modalidade de treino escolhida, é preciso treinar aeróbicos para viabilizar a queima de gordura. Além disso, o ideal é fazer de 2 a 3 horas por semana”, explica.

Segundo Twin, não importa se é caminhada, corrida ou bicicleta. “O importante é fazer uma atividade que a pessoa goste e praticar em uma intensidade que permita subir a frequência cardíaca”, observa.

Leia mais: Melhores exercícios para posterior de coxa

4 exercícios para afinar a cintura

Abdominal antiflacidez

Apesar de salientar que o treino de abdominal não queima calorias, o profissional reforça que o exercício ajuda na construção de músculos. “Se você não fizer abdominal e emagrecer, a tendência de ter flacidez é alta, então ele é um aliado na definição muscular e no combate à flacidez”, ressalta.

Dessa forma, para atingir o objetivo desejado, Twin recomenda fazer exercícios para o abdômen duas vezes por semana, sempre no final do treino, para reduzir o risco de lesão na lombar. “Faça 2 exercícios (alternando supra, infra e oblíquos), com 3 ou 4 séries de, mais ou menos, 15 repetições até a falha. Não esqueça de ter um descanso de 1 minuto entre as séries”, orienta.

Vacuum abdominal

Para afinar a cintura, a recomendação é um exercício chamado vacuum abdominal, preferencialmente ao acordar, quando o estômago está vazio. “Tire todo o ar, murche a barriga, contraia o abdômen como se fosse fazer um abdominal e segure até não aguentar mais. Descanse 1 ou 2 minutos e repita mais duas vezes, todos os dias”, ensina.

O exercício fortalece a musculatura interna do abdômen, melhora da postura e mexe com o trânsito intestinal, o que ajuda quem tem intestino preso.

Prancha

Outro exercício que contribui para ter uma cintura fina e reduzir a aparência de barriga ‘estufada’ é a prancha. “Ela fortalece os músculos que sustentam as vísceras e isso ajuda a afinar a cintura”, explica o personal. O indicado para fortalecer a musculatura é fazer o exercício três vezes por semana. “Faça 3 séries até a falha, com intervalo de descanso entre 2 e 3 minutos”, completa.

Exercícios cardiovasculares

E, por fim, para reduzir a gordura corporal também é importante incorporar exercícios aeróbicos. Por exemplo, corrida, ciclismo, natação e aeróbica. Eles ajudam a queimar calorias e a reduzir a gordura em todo o corpo, incluindo a cintura.

Além dos exercícios para afinar a cintura, consumo de água é fundamental

Twin orienta aumentar o consumo de água (a quantidade varia de pessoa para pessoa, via de regra são necessários de 40 a 50 ml por kg de peso). “Se você consome uma maior quantidade de água vai reduzir a produção do hormônio ADH, que é antidiurético, e reduzir a retenção de líquidos”, explica.

Fonte: Leandro Twin, personal trainer e profissional de Educação Física da Growth Supplements.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente