Melhores exercícios para posterior de coxa

Bem-estar Movimento
20 de Setembro, 2023
Melhores exercícios para posterior de coxa

Os músculos da região posterior das coxas desempenham um papel fundamental para os movimentos realizados no dia a dia, como andar, correr, saltar, sentar e levantar, por exemplo. Dessa forma, incluir no treinamento diário exercícios específicos para para posterior de coxa traz benefícios para o corpo todo. Veja algumas opções!

Leia mais: Como melhorar a flexibilidade? Veja dicas para chegar lá

Melhores exercícios para posterior de coxa: benefícios

“Exercícios para posterior de coxa são essenciais para fortalecer, alongar, melhorar a estabilidade e flexibilidade do corpo e ainda aliviar e prevenir dores lombares. Os isquiotibiais, como também são conhecidos, ajudam ainda a melhorar a postura, pois mantêm a flexão do joelho e, consequentemente, a extensão do quadril, garantindo maior flexibilidade dos movimentos”, disse Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Segundo ela, é comum encontrar quem costuma treinar o bumbum e as panturrilhas, mas se esquece da região posterior da coxa. “Isso costuma trazer resultados insatisfatórios. Assim, é bem provável que haja desequilíbrio muscular no local, o que pode afetar até mesmo a proporção estética”, alerta a especialista.

Para evitar que isso aconteça, Monica listou os cinco melhores exercícios para incluir na rotina de treinos e conquistar pernas fortes, flexíveis e saudáveis. Ela lembra que a carga e a intensidade devem ser aumentadas gradativamente e que a prática varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como nível de condicionamento físico, lesões preexistentes e preferências pessoais.

Afinal, quais são os melhores exercícios para posterior de coxa?

Agachamento sumô

Melhores exercícios para posterior de coxa

Trabalha os músculos do posterior de coxa, glúteos e quadríceps. Para fazê-lo, primeiramente fique em pé, com os pés afastados além da largura dos ombros, com os dedos dos pés ligeiramente apontados para fora. Então, flexione os joelhos e abaixe-se, mantendo a coluna reta, até que as coxas estejam paralelas ao chão. Por fim, empurre por meio dos calcanhares para retornar à posição inicial. Faça de 3 a 4 séries de 10 a 12 repetições.

Stiff

Esse exercício fortalece os músculos do posterior da coxa. Para fazê-lo, comece em pé, segurando uma barra ou halteres à frente das coxas. Mantenha as pernas levemente flexionadas, as costas retas e os ombros para trás. Então, incline o tronco para a frente, mantendo as pernas levemente dobradas, até sentir um alongamento dos isquiotibiais. Certifique-se de manter a coluna vertebral reta durante todo o movimento. Por fim, retorne à posição inicial contraindo os músculos de posterior da coxa. Faça 3 a 4 séries de 8 a 10 repetições.

Flexão de pernas

A flexão de pernas é um exercício clássico para fortalecer o posterior da coxa. Primeiramente, deite-se de bruços em um banco ou esteira com as pernas estendidas. Em seguida, mantenha os joelhos ligeiramente flexionados e os dedos dos pés apontados para baixo. Depois, levante as pernas o mais alto possível, contraindo os músculos de posterior da coxa. Pause por um momento e, em seguida, abaixe as pernas lentamente de volta à posição inicial. Faça de 3 a 4 séries de 12 a 15 repetições.

Alongamento de posterior de coxa

É essencial para manter a flexibilidade do músculo posterior da coxa. Primeiramente, sente-se no chão com uma perna estendida à frente e a outra flexionada com a sola do pé encostada na coxa da perna estendida. Então, incline-se para a frente, mantendo as costas retas, e alcance os dedos dos pés da perna estendida. Sinta o alongamento na parte de trás da coxa e segure por 20 a 30 segundos. Repita o alongamento do outro lado.

Levantamento terra

Melhores exercícios para posterior de coxa

Além da região posterior da coxa, trabalha glúteos, quadríceps, lombar, dorsal, abdominal, bíceps e  antebraços. Antes de mais nada, coloque a barra no chão e perto da sua canela. Flexione os joelhos, mantendo a coluna vertebral alinhada, e retire a barra do chão. Levante a barra esticando completamente os joelhos e o quadril. Retorne à posição inicial e mantenha a coluna esticada. Faça 3 a 4 séries de 8 a 10 repetições.

Fonte: Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório