Yoga para definir as pernas: aprenda as principais posturas
Você está à procura de uma modalidade que exercite o corpo sem impacto e, de quebra, alimente a saúde mental? O yoga preenche todos esses requisitos e muito mais: a prática também é excelente para definir as pernas. Além disso, pode ser uma aliada de outros tipos de treino, como a musculação, pois aprimora a flexibilidade e a mobilidade.
Veja também: Afinal, treinar sem fazer dieta garante resultados?
Vantagens de se praticar yoga
Antes de conhecermos as posturas que não podem faltar para definir as pernas, vamos falar sobre os benefícios do yoga. A disciplina surgiu há milhares de anos, cuja prática física é apenas um membro de um rico conjunto de técnicas e ensinamentos para ser uma pessoa mais saudável em todos os sentidos.
A filosofia do yoga afirma que é possível alcançar mais consciência e autoconhecimento do corpo e da mente. Dentre os inúmeros passos para chegar a esse objetivo, a prática física foi a que mais conquistou o Ocidente. Não à toa, vemos muitos estúdios e academias explorando todo o potencial dessa disciplina.
Mas, por que deveríamos dar uma chance ao yoga?
É democrático e seguro
Qualquer pessoa pode fazer, inclusive quem tem algum tipo de limitação física. Para quem convive com dores crônicas ou possui lesões na coluna, por exemplo, o yoga costuma ser muito seguro, pois não gera impacto nas articulações. Nesses casos, é importante ter o apoio de um professor para adaptar a aula para as necessidades de cada aluno.
Você pode praticar em qualquer espaço
O yoga é uma solução eficaz para manter o corpo em movimento, pois cabe quase em todos os lugares. Afinal, basta ter o espaço de um tapetinho, toalha ou colchonete e um local silencioso para a prática. Então, é ótimo para quem viaja bastante ou fica pouco tempo dentro de casa.
Não é terapia, mas é terapêutico
Muitos estudos já observaram os efeitos do yoga em pacientes com depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais. Quem convive com esses distúrbios mostrou melhor resposta aos tratamentos.
Dentre os benefícios que a prática desperta, se destacam o alívio de pensamentos negativos ou repetitivos, controle das emoções, autoconhecimento e redução das crises de pânico, ansiedade e de falta de energia.
Yoga é eficaz para definir o corpo, sobretudo as pernas
Membros inferiores fortes são vitais para nossa locomoção. Mas, quem deseja pernas mais tonificadas por uma questão estética, também pode aderir ao yoga. O conjunto de variações e estilos de yoga permite o trabalho intenso de todos os músculos de forma equilibrada.
Posturas de yoga para definir as pernas
A seguir, confira os ásanas que não podem faltar em uma aula com foco nos membros inferiores. A prática dura aproximadamente 15 minutos, e você pode permanecer em cada postura por cinco a dez respirações.
Cachorro olhando para baixo
Um ásana quase completo, que alonga posteriores, coluna, braços e tórax. O cachorro olhando para baixo também relaxa, principalmente se você soltar os músculos do rosto e do pescoço enquanto está olhando para os joelhos.
Comece sentado, alongando os braços à frente, firmando bem as mãos no solo. Então, eleve o quadril, mantendo as costas retas e o espaço entre ombros e orelhas. Não é necessário estender as pernas: não force se ainda falta flexibilidade. Neste caso, deixe os joelhos ligeiramente flexionados, sem descuidar do quadril e da coluna.
Virabhadrasana I (Guerreiro 1)
Fortalece os músculos das pernas, ao mesmo tempo em que promove alongamento da região. Além disso, o guerreiro I requer equilíbrio, alinhamento e coordenação. Por isso, a dica é afastar as pernas de forma que a da frente se flexione a 90º, enquanto a estendida deve ficar com o pé totalmente apoiado no solo (para isso, gire-o a 45º).
Este é o principal “truque” para entrar no ásana. Quanto ao tronco, ele deve estar posicionado à frente, com o tórax aberto, olhar em um ponto fixo e os braços para o alto.
Virabhadrana II (Guerreiro 2)
Outra versão do guerreiro, ativa o alongamento dos adutores (interno das coxas) ao mesmo tempo em que trabalha a força das pernas e do bumbum. Mude a posição do pé traseiro para 45 graus e bem firme no chão, de forma que o calcanhar da frente se alinhe ao meio dele.
Centralize o tronco e flexione a perna da frente a 90 graus, enquanto a de trás fica estendida. Abra os braços na linha dos ombros e olhe para a frente. Logo depois, inverta o lado.
Utkatasana (postura da cadeira)
Conhecido como o “agachamento dos yogis”, a postura da cadeira é um movimento isométrico que exige da musculatura do quadríceps e dos glúteos.
Comece em pé, com os pés unidos e os braços ao lado do corpo. Respire profundamente e, ao soltar o ar, dobre os joelhos e abaixe o quadril como se estivesse sentando em uma cadeira invisível. Mantenha os braços estendidos na altura dos ombros ou, então, acima da cabeça.
A coluna deve estar ereta e o peito, levantado. Olhe para a frente ou leve o olhar para as mãos estendidas. Para sair, expire enquanto endireita as pernas e volta à posição inicial em pé.
Ardha Chandrasana
Que tal desafiar seu equilíbrio e concentração? Ao fazer o Ardha Chandrasana, ou postura da meia-lua, você exercitará essas duas aptidões. E, claro, irá trabalhar os músculos das coxas, panturrilhas e pés. Outro benefício do ásana é o alongamento da coluna e o estímulo da circulação sanguínea.
Inicie com os pés unidos e os braços ao lado do corpo. Então, dê um passo grande para trás com o pé esquerdo e vire o pé esquerdo ligeiramente para a direita. Mantenha as pernas esticadas e as mãos no quadril. Solte o ar e dobre o tronco à frente, levando a mão ao chão, do lado direito do pé direito. Se precisar, utilize um bloquinho para apoiar a mão.
Deixe a perna direita esticada e levante a perna esquerda paralela ao chão, mantendo o pé esquerdo flexionado. Estenda o braço esquerdo para cima, na direção do teto, com a palma da mão virada para frente. Direcione o equilíbrio na perna direita e olhe para cima em direção à mão esquerda. Por fim, repita do outro lado, trocando as pernas.