Whey protein para idosos: estudo aponta benefícios do consumo

Alimentação Bem-estar Saúde
04 de Janeiro, 2023
Whey protein para idosos: estudo aponta benefícios do consumo

O whey protein é um dos suplementos favoritos de quem treina e busca um aliado para o ganho de massa muscular. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia do produto. O mais recente mostra a importância do whey protein para idosos. Afinal, com o passar dos anos, ocorre a perda de massa muscular, processo natural do envelhecimento.

A partir dos 30 anos, o organismo tende a perder de 3% a 8% de massa muscular por década. Contudo, dos 65 anos em diante, as funções fisiológicas começam a se alterar profundamente. Por exemplo, a absorção de nutrientes se torna menos eficaz, o que requer uma alimentação ainda mais reforçada.

Veja também: Hidratação adequada pode retardar o envelhecimento precoce

Benefícios do whey protein para idosos

É aí que entra a necessidade do whey protein. A suplementação de proteínas e de outros nutrientes torna-se fundamental para prevenir a perda muscular e doenças como a sarcopenia, também conhecida como “pré-osteoporose”.

Nesse sentido, o estudo publicado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism recomenda o consumo de whey protein pela terceira idade. Além disso, o suplemento, quando associado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças.

A pesquisa reuniu 33 participantes com mais de 70 anos, que tomaram doses diferentes do suplementos — 10 g, 20 g e 35 g. Como resultado, quem ingeriu a quantidade maior obteve melhora nos índices de massa muscular.

Outras vantagens de se consumir whey protein por idosos:

  • Aumento da ingestão de proteínas, que participam de diversas funções do organismo, incluindo a manutenção muscular e dos tecidos.
  • Melhoria da saciedade e da disposição.
  • Prevenção de enfermidades do sistema musculoesquelético.

Atenção à quantidade

Embora seja um suplemento recomendado por diversos profissionais da saúde, é importante saber a dosagem ideal diária. Consumir mais do que o corpo precisa pode trazer problemas à saúde, como disfunções renais. Portanto, antes de incluir o produto na alimentação, consulte um médico ou nutricionista para indicar a quantidade correta para você.

Como prevenir doenças na terceira idade

O whey protein pode beneficiar o organismo a longo prazo. Todavia, ele não deve ser o único recurso para manter a boa saúde. Como falamos, a alimentação saudável é um pilar da longevidade. Apostar em uma dieta repleta de grãos, frutas, verduras, legumes e carnes magras por toda a vida evita enfermidades na velhice.

Além disso, a atividade física precisa integrar a rotina de qualquer pessoa, por menor que seja. Realizar caminhadas e alguns exercícios de força mantém a autonomia física na terceira idade. Se possível, procure um profissional de educação física para se exercitar com segurança.

É o que sugere uma revisão de 2020 publicada no jornal Foods: assim como o whey protein, o movimento com exercícios resistidos, como a musculação, previne a sarcopenia.

Por fim, as visitas de rotina ao médico complementam os cuidados com saúde antes mesmo da terceira idade. Fazer exames semestrais ou conforme orientação médica ajudam a identificar possíveis problemas e tratá-los de maneira precoce. Portanto, não deixe esse compromisso de lado!

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais