Wearables e exercícios em casa lideram as tendências fitness

Bem-estar Movimento
22 de Fevereiro, 2022
Wearables e exercícios em casa lideram as tendências fitness

Relógios que vão além das horas e calculam os passos dados, as calorias queimadas e até as horas de sono são cada vez mais populares. Por isso, não é à toa que esses dispositivos tecnológicos “vestíveis” — chamados de wearables — ocupam o primeiro lugar na lista das tendências fitness para 2022. Formulada anualmente pelo Colégio norte-americano de Medicina Esportiva (ACSM, na sigla em inglês), a seleção atual contou com a avaliação de 4,5 mil profissionais da área. Eles foram, primeiramente, distribuídos em diferentes países, incluindo o Brasil. Assim, a versão final ranqueou 20 modalidades e tecnologias mais propensas a serem tendência para o ano que começa, sendo que wearables e exercícios em casa lideraram a lista. No top 10, estão:

1) Tecnologias wearable;

2) Academias de ginástica em casa;

3) Exercícios ao ar livre;

4) Treinamentos de força com pesos livres;

5) Exercícios para a perda de peso;

6) Personal training (treinamento individualizado);

7) Exercícios HIIT (High Intensity Interval Training);

8) Exercícios com o peso corporal;

9) Aulas com exercícios online ao vivo ou on-demand;

10) Coaching de saúde/bem-estar.

Leia mais: Tendências fitness para 2022: Fique por dentro

Wearables

De acordo com Alexandra Gaspar, fisiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, que trabalha com atividade física e prevenção de saúde, o avanço das tecnologias ajudou muito no uso dos dispositivos “vestíveis” na prática dos exercícios físicos. “Os aplicativos e os wearables trouxeram um pouco mais de segurança e de monitoramento para os pacientes”, afirma.

Esta é a primeira vez que esses aparelhos se destacam no topo da lista desde que entraram na seleção, em 2016. Embora no início os profissionais questionassem a sensibilidade para a coleta das informações, isso não parece ser um problema agora. Além de dados mais simples, como a contagem de passos, por exemplo, há wearables capazes de avaliar a pressão sanguínea, saturação do oxigênio, temperatura corporal, taxa de respiração e até mesmo verificar a atividade elétrica do coração do usuário.

Impacto da pandemia nos exercícios em casa

Na lista das tendências de 2021, os exercícios online ocupavam o primeiro lugar, e o motivo estava claro: a pandemia da covid-19 exigiu que as pessoas recebessem as orientações das atividades de forma diferente. Neste ano, essa modalidade caiu para a 9ª posição, mas ter uma academia de ginástica dentro de casa permanece em destaque, no segundo lugar.

“A pandemia certamente teve impacto por vários motivos: medo, necessidade devido ao lockdown, praticidade, muitas pessoas em home office, comodidade e o fato de muitos profissionais que antes só atendiam de forma presencial e, depois, tiveram que fazer adaptações”, explica Gaspar.

Além disso, mesmo com a diminuição dos casos de covid-19, e a possibilidade de uma maior convivência, as pessoas podem não querer voltar tão rapidamente às academias fechadas. Em terceiro lugar nas tendências estão os exercícios ao ar livre, que envolvem desde atividades em parques a excursões de caminhada. De acordo com informações do ACSM, essa modalidade ocupou o 4º lugar na lista de 2021 – um avanço desde 2010, quando apareceu pela primeira vez, na 25ª posição.

Com o avanço da vacinação, a vida tende a caminhar para uma volta às atividades presenciais, mas parte da tendência dos wearables e dos exercícios em casa deve permanecer, segundo a fisiatra. “Vamos precisar ainda de mais estudos, com maior follow up [acompanhamento], utilizando estas tecnologias para avaliar melhor o impacto delas na saúde e no controle de doenças. Além disso, será importante também para analisar se as atividades realizadas a longa distância, sem supervisão direta, podem aumentar o número de lesões músculo esqueléticas ou outras complicações. Acredito que, acima de tudo, a tecnologia veio para agregar e temos que utilizá-la como nossa aliada”, argumenta.

(Fonte: Agência Einstein)

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!