Waterless beauty: Conheça os produtos de beleza sem água
Beleza sem água. O termo em inglês waterless beauty é mais que um modismo, pois tem foco em produtos que fazem bem para a pele e para o meio ambiente. Mas, mesmo diante da necessidade de se pensar e agir de forma cada vez mais sustentável, essa ainda é considerada uma grande novidade no mercado.
Geralmente, a água é usada em cosméticos tanto para dissolver quanto para facilitar a aplicação na pele. E pode ainda estar ali apenas para “preencher” a embalagem. Ou seja, é um recurso muito comum da indústria, mas nem sempre positivo, pois também causa maior chance de proliferação de germes e bactérias, além de aumentar o uso de conservantes.
“A água é um dos ingredientes mais comumente encontrados nos cosméticos, seja por sua propriedade diluente ou para melhorar o aspecto sensorial. Mas, o problema é que, onde há água, há bactérias, e, para evitar contaminação, muitas vezes a indústria lança mão de conservantes, o que pode levar a irritações na pele”, explica a dermatologista Fátima Tubini.
Leia também: Cabelos no verão: Cuidados essenciais para ter com os fios
Vantagens dos produtos sem água
No caso dos produtos sem água, a formulação tem como objetivo aumentar a potência dos produtos e atingir maior eficácia na pele. Não há necessidade de usar conservantes como acontece com os outros.
“Os shampoos em barra, por exemplo, são mais práticos para carregar e seus ingredientes são naturais e orgânicos, ao contrário dos shampoos convencionais, que são diluídos em água e acabam necessitando do uso de conservantes na sua composição. Dessa forma, esse tipo de produto trata os fios sem agredir o couro cabeludo”, afirma a médica.
Waterless beauty e o meio ambiente
Com relação à preservação do meio ambiente, o uso de produtos sem água traz grandes vantagens. Primeiro, por conta do próprio uso de água na formulação, que é grande na maior parte dos produtos. Depois, em razão das embalagens, já que a indústria da beleza é grande responsável pelo uso delas, especialmente as plásticas, que não podem ser recicladas.
“Muitos dos produtos de beleza sem água não são armazenados em embalagens plásticas, pois são shampoos, condicionadores e outros produtos em base sólida”, esclarece a dermatologista.
Confira dicas de produtos sem água
- Máscara facial de argila vermelha, Kiko Milano
- Esfoliante em pó, L’Occitane en Provence
- Shampoo e condicionador nutritivo em barra, Lola Cosméticos
- Sabonete facial em barra, Orla Skincare
Leia também: Ingredientes naturais que valem por um botox