Vontade de fazer xixi: é maior no início da gravidez, como disse Viih Tube?
No Instagram, a influenciadora digital e ex-BBB, Viih Tube, continua dividindo os detalhes da sua primeira gestação, fruto do relacionamento com o ex-BBB, Eliezer. Por meio de uma caixinha de perguntas, seus seguidores perguntaram quais sintomas da gravidez são mais incômodos. O primeiro citado por ela foi a vontade de fazer xixi, que aumentou nesse momento.
Como tem acontecido com a influenciadora digital, precisar ir ao banheiro para urinar com frequência é uma situação comum do início da gestação. Em suma, isso acontece devido a dois fatores. O primeiro é que, conforme o útero vai crescendo de acordo com o desenvolvimento do bebê, ele acaba pressionando a bexiga e fazendo com que a grávida faça xixi em intervalos menores.
Já o segundo está relacionado ao aumento do hormônio beta HCG. Em outras palavras, ele aumenta o fluxo sanguíneo direcionado tanto para a pelve quanto para os rins. Dessa forma, esses órgãos passam a produzir mais urina (em torno de 25% a mais do que o normal) e, consequentemente, a gestante precisa ir mais vezes ao banheiro para esvaziar a bexiga.
Leia mais: Fazer xixi no banho faz mal para a saúde?
O que fazer para diminuir a vontade de fazer xixi?
Para lidar melhor com a vontade de ir ao banheiro com frequência no início da gravidez, é possível colocar em prática sutis atitudes. Por exemplo:
- Dar preferência para fazer uma boa e longa hidratação ao longo do dia. Assim, é possível reduzir a quantidade de água antes de dormir para evitar ter que se levantar tantas vezes para ir ao banheiro durante a noite;
- Evitar bebidas ainda mais diuréticas, como café, chás e refrigerantes – inclusive para se ter uma alimentação mais saudável durante a gestação;
- Ao sentar-se para fazer xixi, curvar-se levemente para frente a fim de esvaziar a bexiga por completo.
Leia mais: Quantas vezes devemos fazer xixi ao longo do dia?
Além de ir mais vezes ao banheiro…
Viih Tube também relatou que tem sentido um “sono incalculável”. A influenciadora comentou que mal consegue ficar com os olhos abertos quando ele vem. Embora o cansaço seja relato com frequência pelas gestantes no terceiro trimestre por não conseguirem dormir devido ao tamanho da barriga, por exemplo, ele também é um sinal comum de início de gravidez.
Nesse período, o sono a mais acontece pelo aumento da progesterona no organismo para o desenvolvimento do bebê. Inclusive, sabe-se que ao longo da gestação, ela tende a acrescer em até 500%. Assim, a sua ação direta no sistema nervoso central da grávida acaba fazendo com que ela se sinta mais cansada.
Além disso, o corpo da mulher acaba dedicando mais energia para funções relacionadas à manutenção da gestação, o que gera mais cansaço. Por exemplo, no começo da gravidez, há uma intensa dedicação do organismo materno para formar a placenta e nutrir o feto.
Links úteis: