Vitamina D e psoríase: suplementação pode aliviar sintomas da doença

Saúde
26 de Julho, 2023
Vitamina D e psoríase: suplementação pode aliviar sintomas da doença

Pessoas que sofrem de psoríase podem se beneficiar da suplementação de vitamina D para aliviar os sintomas da condição. A conclusão é de um estudo apresentado nesta terça-feira (25) durante a Nutrition 2023, a principal reunião anual da American Society for Nutrition.

A psoríase é uma doença crônica que afeta a pele, causando placas vermelhas e secas. Os pesquisadores analisaram dados de aproximadamente 500 pacientes com a condição e encontraram uma relação linear entre a diminuição dos níveis de vitamina D e o aumento da gravidade da psoríase.

Leia mais: Psoríase: tudo sobre a doença de pele e como tratá-la

Vitamina D e psoríase: afinal, qual é a relação?

A vitamina D é uma substância importante para o corpo. Sua deficiência, inclusive, tem relação com o desenvolvimento de doenças dermatológicas, pois afeta a resposta imune por meio de efeitos diretos nas células envolvidas no reparo da pele.

“Com o crescente interesse público na suplementação vitamínica, queríamos examinar mais a fundo a conexão entre os níveis de vitamina D e a gravidade da psoríase. […] Poucos estudos procuraram essa associação em grupos de pessoas, especialmente em grandes populações dos EUA, ou examinaram essa relação por meio de uma lente de nutrição clínica”, justificou uma das autoras do trabalho, a professora Eunyoung Cho, do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina Warren Alpert, da Universidade Brown, nos EUA.

De acordo com outra pesquisadora responsável pelo estudo,Rachel K. Lim, também da Universidade Brown, a descoberta abre caminhos para futuros tratamentos da psoríase que tenham como foco a vitamina D.

“Os cremes sintéticos tópicos de vitamina D estão surgindo como novas terapias para a psoríase, mas geralmente requerem receita médica. Nossos resultados sugerem que uma dieta rica em vitamina D ou suplementação oral de vitamina D também pode trazer algum benefício para pacientes com a doença.”

As pesquisadoras, porém, aconselham que a suplementação de vitamina ocorra apenas sob a orientação e o acompanhamento de um médico.

Psoríase: causas e tratamentos

A psoríase é uma condição comum da pele, que afeta de 1% a 5% da população global, com maior risco para pessoas com pele clara e entre 16 e 22 anos e 57 a 60 anos, embora possa afetar pessoas de todas as idades e raças. Acredita-se que ela seja causada por um crescimento anormal das células da pele devido a problemas no sistema imunológico e fatores genéticos.

Nesse sentido, alguns fatores podem contribuir para a pessoa desencadear psoríase ou agravar seu quadro clínico. Por exemplo:

  • Altos níveis de estresse, preocupação e ansiedade podem debilitar o sistema imunológico;
  • Banhos quentes e ressecamento da pele no tempo frio pioram as escamas das lesões;
  • Acredita-se que entre 30% e 40% dos pacientes possuem histórico familiar.
  • O excesso de peso e as dobras na pele podem desencadear o tipo invertida
  • Bebidas alcoólicas e tabagismo também possuem ligação com a imunidade e intensificam as inflamações.

O tratamento, então, ocorre a partir do tipo de psoríase e o estágio de inflamação. Normalmente, consiste em duas etapas: ação contra as lesões e manutenção da pele após o controle da psoríase.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!