Vermes intestinais: O que são, tipos, sintomas e tratamentos

Saúde
08 de Abril, 2022
Vermes intestinais: O que são, tipos, sintomas e tratamentos

Ascaridíase, esquistossomose, giardíase, oxiuríase e teníase. Você sabe o que todos esses nomes estranhos têm em comum? Tratam-se de verminoses. Mais precisamente, são essas as cinco verminoses que mais ocorrem no Brasil. Provocados por vermes intestinais, esses quadros podem causar uma série de desconfortos e exigem tratamento. Veja como desconfiar.

Como saber que estou com vermes intestinais?

Existem vários tipos de verminoses e os sintomas podem variar. Mas, de maneira geral, o problema aparece depois da ingestão de água ou algum alimento contaminado. Assim, horas depois desse consumo, pode aparecer algum dos seguintes sintomas:

  • dor no abdômen;
  • náuseas e vômitos;
  • diarreia; 
  • falta de apetite;
  • perda de peso;
  • além disso, anemia;
  • problemas respiratórios.

Como tratar?

Se desconfiar de vermes intestinais, vá ao médico. Mas, dependendo do tipo identificado, será indicado o tratamento, que geralmente é medicamentoso. Contudo, casos graves podem levar à internação e até cirurgia.

Leia também: Excesso de gases pode ser confundido com outras doenças

Vermes intestinais oferecem riscos à saúde?

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Schistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Pois, se não tratadas adequadamente, podem ser fatais. Já a tênia é o maior parasita que pode nos infectar. Chegando a medir até 12 m, ela pode ocupar todo o intestino.

Mas, o problema das verminoses (que também recebe o nome de parasitose intestinal) é que o parasita invade o sistema gastrointestinal e fica aderido à parede dos intestinos, onde passa a viver, se alimentar e se reproduzir. Por isso, o tratamento é tão importante, para romper esse ciclo.

Além disso, é válido lembrar que a condição está totalmente associada ao acesso ao saneamento básico, uma vez que a higiene é a principal forma de prevenção. Assim, antes de comer, manusear alimentos e após ir ao banheiro, lave as mãos. Por fim, os alimentos também devem ser adequadamente higienizados antes do consumo.

Fonte: Adélia S. Carmen, médica gastroenterologista e primeira-secretária da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite