Como vencer as desculpas que afastam você da academia

Bem-estar Movimento
23 de Janeiro, 2020
Como vencer as desculpas que afastam você da academia

Para muitos, ir para as aulas na academia regularmente está longe de ser uma tarefa fácil. Porém, o maior obstáculo que a maioria das pessoas enfrenta para vencer a preguiça é a própria mente. Ou seja, seja você um atleta ou um iniciante em exercícios, sua mente – e as desculpas que ela apresenta – costuma ser seu maior inimigo.

Sendo assim, descubra o que pode estar impedindo colocar atividades físicas na rotina e como superar esse cenário, para que a academia faça cada vez mais parte do seu dia a dia.

“Eu estou cansado demais para me exercitar”

Se você está realmente se sentindo mal, ou doente, provavelmente é melhor pular o exercício. Entretanto, se este cansaço é uma sensação diária, por incrível que pareça pode ser pela falta de exercício. 

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Assim que você se move, as endorfinas começam a aparecer e o corpo se sente mais energizado. Portanto, faça isso repetidamente para, assim, aumentar a energia total. Não importa o quanto de exercício fizer, lembre-se de que uma pequena quantidade de atividade física é melhor que nada.

Portanto, comprometa-se a fazer pelo menos dez minutos ou, ao menos, praticar alguns exercícios de alongamento. Você se sentirá tão bem que continuará. 

“Não tenho tempo para me exercitar”

A falta de tempo é a razão número um para a maioria das pessoas não irem à academia. Felizmente, você não precisa gastar muito tempo se exercitando – mesmo alguns minutos de cada vez ao longo do dia ou um pouco de exercício em casa funcionará – mas você precisa criar tempo para isso. 

Leia também: Dicas para começar uma rotina de exercícios

Sendo assim, programe em sua agenda, assim como uma consulta médica ou um corte de cabelo, e desenvolva mais atividades.

“Não sou atleta – como posso me exercitar?”

Não é preciso ser atleta para se exercitar. Encontre atividades que gosta de praticar, e faça-as em uma intensidade que se sinta confortável para progredir no seu próprio nível. Mais importante ainda, não se compare com os outros ao entrar nessa mentalidade fitness.

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“Exercício é tão chato”

Uma solução para isso pode ser encontrar maneiras de mudar. Comece encontrando três novas atividades relacionadas à aptidão física ou pense nas atividades que você costumava amar quando criança. 

Programe-os para o seu calendário e tente com a mente aberta. Observe se houve uma atividade que realmente gostou e encontre maneiras de realizá-la com mais frequência.

Considere também quais ambientes o estimulam a se sentir mais animado. Para algumas pessoas, fazer algo ao ar livre as mantém estimuladas, enquanto outras são mais motivadas pelas aulas de ginástica em ambientes fechados.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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