Vacuoterapia: tratamento de sucção na pele auxilia no combate à celulite
A vacuoterapia é um dos tratamentos estéticos que auxiliam no combate das temidas celulites e gordurinhas localizadas. Com o auxílio da técnica de sucção da pele por meio de ventosas, é possível não só reduzir medidas, como também melhorar a circulação linfática em casos de contratura.
Dessa forma, a técnica proporciona ao tecido uma mobilização que resulta em maior circulação sanguínea, colaborando com o metabolismo e a produção de colágeno no local. Além desses efeitos, a vacuoterapia também influencia na diminuição do estresse e estimula liberação de toxinas. Confira agora outros benefícios desse tratamento estético, além de como ele é realizado.
Leia mais: Como acabar com a celulite? Lista de alimentos de desinflamam o corpo
Os benefícios da vacuoterapia
O objetivo do tratamento de vacuoterapia – também chamada de ventosaterapia – é descolar a pele do músculo e estimular a produção de colágeno e elastina na região. No entanto, a lista de benefícios não para por aí. A vacuoterapia também:
- Melhora dores musculares.
- Elimina líquidos na região abdominal e pernas.
- Ajuda no combate à celulite nos glúteos, barriga, flancos e coxas.
- Elimina toxinas.
- Ativa o sistema linfático.
- Melhora a aparência da pele.
Como é feito o procedimento?
Para realizar a vacuoterapia, inicialmente, a esteticista deslizará as ventosas pelo corpo por meio de movimentos de sucção. A intensidade e a diferença de pressão podem ser controladas pela profissional durante a sessão, a depender da sensibilidade da paciente.
Sempre que possível, as sessões deverão ser realizadas por um esteticista ou fisioterapeuta especialista em dermatofuncional. Além disso, a frequência deve ser de 1 a 4 vezes por mês, com duração de 20 a 40 minutos por região.
Nesse sentido, a vacuoterapia pode ser feita de forma isolada, ou associada à outros tratamentos estéticos, como radiofrequência, massagem modeladora e lipocavitação, por exemplo. Em contrapartida, o aparelho não pode ser usado em casos de varizes, infecção, feridas, hematomas e outros problemas de pele. Por fim, é preciso passar por uma avaliação antes de encarar o protocolo de sucção.
Quem deve fazer a vacuoterapia?
Apesar da vacuoterapia ser, geralmente, utilizada por quem busca redução de celulite e gordura, o tratamento estético também é indicado para outros problemas na derme, como remoção de cravos, atenuação de cicatrizes, queimaduras, rugas e cuidados com a pele antes e depois de cirurgias plásticas, por exemplo. Além disso, a vacuoterapia também é indicada para auxiliar na traumatologia, reumatologia, flebologia, linfologia, tratamentos dermatológicos, tratamento de edemas e estímulo ao sistema linfático.
leia mais: Dicas para evitar a retenção de líquidos