Vacina contra a pneumonia: o que é, para que serve e quem pode tomar?

Saúde
14 de Agosto, 2023
Vacina contra a pneumonia: o que é, para que serve e quem pode tomar?

As doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (Pneumococo). Pneumonia, meningite, septicemia (infecção generalizada) e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causados por essa bactéria¹.

Mas você sabia que existe vacina que previne contra a bactéria que pode causar pneumonia e muitas outras doenças¹?

A vacinação é fundamental, já que essas doenças, quando não são diagnosticadas precocemente nem tratadas corretamente, podem levar à morte¹. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1,6 milhão de pessoas morrem por ano por causa das doenças pneumocócicas². Além da vacina contra pneumonia, também é importante se imunizar contra a gripe, já que uma pessoa infectada com vírus da gripe está mais propensa a desenvolver uma pneumonia – infecção pela bactéria pneumococo – do que aquela que não contraiu a gripe³.

Quem pode contrair essas doenças?

Qualquer pessoa pode contrair doenças pneumocócicas, mas algumas faixas etárias e/ou doenças associadas apresentam maior risco⁴ ⁵:

  • Crianças com menos de 2 anos de idade;
  • Adultos a partir de 65 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas no coração;
  • Pacientes com o sistema imunológico comprometido por outras doenças;
  • Fumantes.

Transmissão

As bactérias são disseminadas através de gotículas de saliva ou muco como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. Estas pessoas podem transmitir a bactéria (pneumococo) mesmo sem apresentar sinais ou sintomas da doença e podem infectar outras pessoas. Os portadores mais frequentes são as crianças pequenas¹.

Os sintomas mais comuns são calafrios, febre, dor no peito, falta de ar e tosse intensa. Algumas pessoas têm vômitos e convulsões⁵.

Vacinas pneumocócicas

As doenças pneumocócicas podem ser preveníveis através das vacinas. Dessa forma, a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização) recomenda a imunização de todas as pessoas a partir de 2 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença, como crianças, idosos ou doentes crônicos⁶.

Atualmente, 3 vacinas estão disponíveis⁶ ¹⁰:

  • A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10);
  • A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13);
  • A vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13. As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso da VPC13 sempre que possível⁶.

Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23⁶.

Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Sendo recomendada uma dose de VPC13, uma dose de VPP23 com intervalo de 6 a 12 meses, e outra dose de VPP23 a partir de cinco anos após a anterior⁶.

Onde as vacinas podem ser encontradas?

  • VPC10 – Nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças de 2 meses a 4 anos, e nos serviços privados de vacinação, para crianças de 2 meses a 5 anos. Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para crianças com até 5 anos de idade que tenham certas condições de saúde que aumentam o risco para doença pneumocócica grave⁶;
  • VPC13 – Nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e serviços privados de vacinação⁶;
  • VPP23 – Nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e serviços privados de vacinação¹⁰.

A vacina contra doenças pneumocócicas pode prevenir contra a gripe?

Não, são duas vacinas diferentes, sendo que ambas podem ser aplicadas no mesmo dia¹².

Vale lembrar que a gripe ocorre todos os anos e está entre as viroses que circulam em todo o mundo⁷.

A gripe costuma causar complicações principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde (portadores de doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, trissomias, deficiência da imunidade, entre outras)⁸. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, a vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade¹¹.

A complicação mais frequente e principal causa de morte em decorrência da gripe é a pneumonia, na maior parte das vezes causada pela bactéria pneumococo⁹. Por isso, é fundamental se imunizar contra as duas doenças. Conforme mencionado, as imunizações podem ser feitas no mesmo dia¹². Fale com o seu médico.

 

Referências:

PP PRV-BRA-0179 – Julho 2023

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!