Troponina: o que é, para que serve o exame e resultados

Saúde
22 de Setembro, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Troponina: o que é, para que serve o exame e resultados

A troponina é um importante componente do nosso organismo. Ela é um tipo de proteína presente na célula muscular, capaz de controlar a contração da nossa musculatura.

Existem três tipos de troponinas: a troponina C, a troponina T e a troponina I. As duas últimas são extremamente importantes, já que estão relacionadas com a contratilidade do músculo cardíaco, isto é, determinam o correto funcionamento do coração. 

“O exame de troponina serve para confirmar ou descartar o infarto agudo do miocárdio”, explica Roberto Yano, médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial. “Quando ocorre um infarto desse tipo, a troponina é liberada no sangue devido à injúria miocárdica provocada pela obstrução da coronária envolvida.”

E não é só isso: como a liberação dessa enzima acontece sempre que há algum tipo de lesão miocárdica, ela também pode indicar outras condições de saúde correlacionadas, por exemplo o tromboembolismo pulmonar (TEP), a insuficiência cardíaca grave, a doença renal crônica, entre outras.  

Leia mais: Infarto feminino: quais são os sintomas e o que fazer?

Como é feito o exame da troponina? 

Geralmente, o exame da troponina é solicitado na emergência quando há suspeita de infarto, e, assim, acontece a partir da coleta de sangue do paciente. “O médico solicita uma amostra quando o paciente chega à emergência, e depois pode haver a solicitação de outras amostras, a depender de cada caso”, explica o médico. 

Via de regra, a indicação desse exame acontece nos casos de pacientes com dor torácica, levantando a suspeita de uma origem cardíaca. Além disso, caso o paciente chegue ao pronto-socorro com queixas de dor no peito, falta de ar e náusea, também pode ser preciso realizar o exame para auxiliar no diagnóstico de infarto.  

Em pessoas saudáveis, o exame de troponina é negativo ou não reagente, porque a quantidade de exames no sangue é baixíssima. Se, em até 18 horas após a queixa de dor, o exame for negativo, é sinal de que a dor no coração não tem relação com uma lesão no órgão. Entretanto, pode ter outra causa, como problemas digestivos. 

No entanto, se for positivo, o valor da alteração pode ser indicativo de infarto (se muito maior que 0,04 ng/mL, no caso da troponina I, e que 0,01 ng/mL para a troponina T) ou de: 

  • Pressão arterial elevada nos pulmões;
  • Tromboembolia pulmonar;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Inflamação da musculatura cardíaca;
  • Traumas (como aqueles causados por um acidente de trânsito);
  • Por fim, doença renal crônica.

Fonte: Roberto Yano, médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show