Trend do TikTok: por que você não deve fazer o desafio com Sprite

Alimentação Bem-estar Saúde
18 de Abril, 2022
Trend do TikTok: por que você não deve fazer o desafio com Sprite

Responsável por entreter milhões de usuários, o TikTok cresceu muito durante a pandemia. No aplicativo, vídeos de até 3 minutos são compartilhados com as mais variadas temáticas. Além de danças e brincadeiras, alguns desafios viralizam na plataforma e fazem com que os internautas engajem e queiram testar seus próprios limites. Entretanto, algumas brincadeiras não são seguras. Recentemente, a trend do TikTok conhecida como “Sprite Challenge” ganhou popularidade. Apesar de render boas risadas, o desafio pode trazer complicações e malefícios para a saúde. 

A trend consiste em beber uma lata gelada de refrigerante com sabor de limão sem arrotar. Dentre as regras da brincadeira, é permitido que a pessoa faça pausas entre os goles, mas é preciso beber o líquido inteiro durante o vídeo. 

O desafio já conta com mais de 223 milhões de visualizações. Perrie Edwards, cantora e integrante da Little Mix, resolveu participar da trend e publicou um vídeo ao lado de uma amiga. Ela não conseguiu cumprir o desafio, já que acabou a gravação engasgando e arrotando diversas vezes. Por fim, a artista desistiu da brincadeira e quase vomitou. Os fãs, por outro lado, se divertiram bastante com a cena.

Trend do tiktok: riscos da brincadeira

Mesmo que pareça engraçado e inofensivo, o desafio do sprite pode causar alguns problemas para a saúde. A bebida é muito gaseificada e, por isso, causou uma crise de arrotos em Perrie. Dessa forma, logo após beber uma lata, principalmente de forma rápida, você provavelmente irá se sentir estufado. Assim, mal-estar e problemas no funcionamento do intestino também podem acontecer.

O refrigerante contém grandes quantidades de açúcar, o que causa a diminuição da ação da insulina no organismo. No caso da bebida usada, 200ml concentram 20 gramas de açúcar. Consumido com frequência ou em grandes quantidades, ele colabora para o surgimento de diabetes, obesidade e outras doenças crônicas.

A saúde bucal também pode ser afetada durante a trend do TikTok. Isso porque a bebida tem em sua composição ácidos que desmineralizam o esmalte do dente. Dessa forma, podem surgir manchas e cáries na arcada dentária.

Malefícios do refrigerante

Confira alguns dos prejuízos de beber refrigerante em excesso:

Muitas vezes, o refrigerante pode se tornar um veneno. De acordo com Dráuzio Varella, médico oncologista referência no Brasil, “veneno é qualquer coisa em excesso”.

Em um de seus vídeos, o profissional explica o motivo pelo qual as pessoas ficam tão viciadas na bebida. “Os refrigerantes vêm com cafeína. Ela causa dependência”. Além disso, ele destaca que o refrigerante se torna ainda mais prejudicial por conter muito açúcar e gás, causando diversos efeitos no organismo.

Como acabar com o vício em refrigerantes?

Existem algumas dicas para diminuir o consumo de refrigerantes — ou, quem sabe, tirá-los completamente das refeições. Por exemplo:

  • Tirar da lista de compras;
  • Reduzir o nível de estresse;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Diminuir as doses gradativamente;
  • Treinar o paladar para outras bebidas mais saudáveis.

Leia mais: Truques do TikTok: Dicas de beleza perigosas que têm bombado nas redes

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade