Trend de beleza no TikTok usa ketchup e banana na maquiagem: médica aponta riscos
Não é de hoje que os usuários das redes sociais se deparam com truques de maquiagem bem inusitados que viram trend de beleza no TikTok.
Diante das técnicas para lá de diferentes que surgem na plataforma, recentemente uma acabou se destacando: usar alimentos como ketchup e banana no lugar de blush e delineador.
Em seu perfil na rede social, o maquiador Emanuel Brandão publicou vídeos em que aparece usando o molho e a fruta para substituir os produtos de maquiagem.
Em uma das gravações, ele aplica o ketchup no rosto para ficar com as bochechas rosadas e com o efeito de blush. Já na outra, queima a ponta da casca da banana com um isqueiro e passa na pálpebra bem próximo à região dos olhos, criando um delineado preto.
Leia também: Clareamento dental com produtos caseiros do TikTok é reprovado em estudo
Mas, afinal, esses truques são seguros? De acordo com a dermatologista Cristine Carvalho, usar os produtos citados no lugar da maquiagem pode levar a diversos riscos para a saúde. Saiba mais!
Perigos da trend de beleza no TikTok
Cristine diz que usar o ketchup e a casca de banana no lugar dos produtos cosméticos pode render problemas sérios para a pele.
No caso da fruta, a médica afirma que existem substâncias que podem causar alergias na pele, especialmente em pessoas com maior tendência.
Além disso, na legenda do post de Emanuel Brandão no TikTok, ele diz em tom de brincadeira: “Quase que eu queimo meus olhos”.
O truque pode realmente causar uma queimadura grave na pálpebra e até mesmo causar problemas para a saúde dos olhos, como conjuntivite, por exemplo.
Leia também: Clarear os dentes com esponja “mágica”: afinal, quais os riscos da trend do TikTok
Já o uso do molho de ketchup, por sua vez, é ainda mais arriscado devido aos ingredientes de sua fórmula.
“Todo produto industrializado tem substâncias químicas como conservantes, espessantes e corantes, que podem causar desde alergias até dermatites e queimaduras graves na pele”, explica Cristine.
E continua: “Estes quadros, por sua vez, podem gerar inflamações sérias no corpo, com reações como inchaço nos olhos, lábios, língua e garganta, causando um quadro de urticária aguda que, se não for tratado com urgência, pode levar o paciente a óbito”.
De acordo com Cristine, as pessoas não precisam deste tipo de produto para inovar na maquiagem. Isso porque há uma série de opções testadas no mercado, inclusive de marcas voltadas para produtos naturais e veganos.
“Na minha opinião, não há necessidade de utilizar ketchup ou correr o risco de queimar as pálpebras ou provocar uma doença nos olhos, como uma conjuntivite por exemplo”, ela ressalta.
Leia também: Lubrificante no rosto? Truque do TikTok não deve ser feito, dizem os especialistas
Alerta da profissional
“Gostaria de salientar meu estado de ‘choque’ ao visualizar esses vídeos, observando a necessidade de fazer algo diferente – mesmo que totalmente desnecessário – e que pode acarretar danos à saúde, simplesmente para conseguir se notabilizar nas redes sociais.
Obrigada pela oportunidade em dar voz a nós, dermatologistas e profissionais de saúde que, acredito eu, são os que mais lidam com essas tendências estéticas e cosméticas.
Muitas vezes, não temos força ou voz para dar nosso parecer em situações que não deveriam existir. As pessoas na internet têm que entender a importância de levar uma informação, qualquer que seja, ao público geral.”
Fonte: Cristine Carvalho, médica dermatologista e Coordenadora do Ambulatório de Urticárias do Curso de Pós-Graduação das Faculdades BWS, de São Paulo.