Treino Metcon: O que é e quais os benefícios

Bem-estar Movimento
07 de Maio, 2020
Treino Metcon: O que é e quais os benefícios

Se você deseja mudar um pouco sua rotina de exercícios, está na hora de conhecer o treino metcon, uma modalidade que combina exercícios aeróbicos e de força.

Metcon é a abreviação de “condicionamento metabólico”, um termo utilizado para descrever qualquer tipo de regime de exercícios que ajude a melhorar a aptidão e produção de energia de uma pessoa.

Assim, com a ascensão do crossfit, o treino metcon se tornou cada vez mais popular. É uito semelhante ao HIIT, porque envolve demandas curtas e intensas do uso de energia do corpo. Por exemplo, você pode fazer quatro ou cinco rodadas de flexões, seguidas de algumas rodadas de agachamento, logo após, cinco minutos na esteira.

Leia também: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa

O objetivo é envolver diferentes grupos musculares por breves períodos, que manterão o metabolismo ativo. 

Benefícios

Os treinos de metcon ajudam a melhorar a força com movimentos laterais e dinâmicos. Além disso, são eficientes por trabalharem a parte superior e inferior do corpo ao mesmo tempo. Além disso, a modalidade melhora a eficiência aeróbica.

Leia também: 3 exercícios de cardio que você deve fazer todos os dias

Também é uma ótima opção para queimar calorias por sua alta intensidade. Os exercícios geralmente incluem o corpo inteiro. Portanto, ajuda a perder gordura e ganhar músculos de maneira mais rápida e eficiente.

Contudo, assim como qualquer outro exercício, existem riscos de se machucar. Então, mantenha movimentos básicos e lembre-se de que não é uma competição, faça com calma. 

Como começar um treino metcon

Para iniciar, você precisa aumentar o nível de intensidade. Comece a incorporar o metcon em seus treinos regulares, talvez duas vezes por semana. Dessa maneira, à medida que você se familiariza com os exercícios, pode começar a executá-los uma ou cinco vezes por semana.

Muitas vezes pode acontecer de você estar limitando seu alcance, enfatizando excessivamente um grupo muscular e ignorando outro. Por isso, é fundamental consultar um treinador em vez de começar por conta própria para aprender da forma correta.

Leia também: Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente