Treino metabólico: O que é e quais os benefícios

6 de January, 2021

O treino metabólico – também conhecido como MetCon – é um método de treinamento que tem como objetivo aumentar o gasto calórico do corpo por meio de vários exercícios. Isso porque durante os exercícios, o corpo é submetido a movimentos de alta intensidade, o que faz a temperatura aumentar consideravelmente. Dessa forma, a taxa metabólica é estimulada e a perda de calorias aumenta durante e após o treino. 

Contudo, a eficácia do treino, para quem deseja emagrecer, é ainda maior se você tem uma dieta equilibrada, baseada no plano alimentar feito por um nutricionista.

Treino metabólico: Principais características

Ritmo cardíaco elevado

Um dos principais fatores do treino metabólico é que os batimentos cardíacos se elevam durante um período. Pois, estamos lidando com um treino intenso e, com isso, o corpo precisa de mais suprimento sanguíneo. 

Leia também: Treino de 20 minutos com bambolê para queimar calorias

Treinos intensos e curtos

Na condição metabólica os intervalos entre cada série são menores, sendo abaixo de 1 minuto, e as repetições mais longas, geralmente superiores a seis. Porém, apesar de serem mais curtos, eles são altamente intensos.

A duração de uma sessão de treino metabólico pode variar entre 15 a 45 minutos, dependendo da periodização, do objetivo e do condicionamento físico de cada aluno.

Comece devagar

Este tipo de treino é indicado para um grupo de pessoas com um condicionamento físico mais elevado. Portanto, se você não está acostumado com exercícios de alta intensidade e seu objetivo for emagrecer, é fundamental conversar com um especialista antes. Assim, é possível se adaptar e alcançar os melhores resultados com segurança, evitando lesões.

Leia mais em: Como emagrecer com o Tecnonutri em 2021

Busque variar os estímulos

Variar os estímulos no treino metabólico é essencial para causar ainda mais impacto em todas as vias metabólicas e otimizar o estímulo tensional.

Por exemplo, realizar as séries com repetições até a falha muscular. Em seguida, no período de descanso, ter um estímulo aeróbico que pode incluir diversas atividades, como pular corda ou fazer polichinelo.

Treino metabólico: Benefícios

O treino metabólico pode ser realmente benéfico quando feito regularmente, especialmente para atletas corredores. Veja alguns deles:

  • Fortalecimento muscular;
  • Evita lesões;
  • Aumento da massa magra;
  • Queima calorias;
  • Trabalha os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo;
  • Melhora a eficiência metabólica;
  • Ajuda a melhorar a postura.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.