Pode treinar descalço? Entenda a trend do TikTok
:format(webpp))
Provavelmente você já viu alguém treinando descalço na academia, principalmente agachamento. Inclusive, o tema vem ganhando cada vez mais adeptos e é possível encontrar vários vídeos sobre no TikTok. Mas será que pode treinar descalço?
Muitos acreditam que a prática auxilia a erguer mais peso, além de fortalecer os pés e beneficiar o equilíbrio. Contudo, um estudo da California State Universitu Long Beach, afirmou que esses efeitos não são comprovados.
Treinar descalço exige cuidados
De acordo com o personal trainer Caio Signoretti e a fisioterapeuta Dra. Walkyria Fernandes, a execução requer cuidado para evitar lesões. Isso porque para realizar exercícios de membros inferiores nós utilizamos a força dos pés, o que aumenta o risco de lesão.
“Muitas vezes é isso que influencia em todo o resto. Quando se faz um agachamento, por exemplo, a pessoa tende a jogar os pés para dentro, levantando a lateral externa desse membro. Isso influencia em toda a estrutura óssea, como joelho, quadril e coluna, podendo prejudicar a saúde desses membros”, explica o personal trainer.
Para Caio, na verdade, as pessoas tem a percepção te melhorar o contato do os pés com o chão. “O que é uma grande besteira, já que isso pode ser melhorado apenas no ato de andar descalço em casa. Por isso, para agachar, é mais recomendado utilizar calçados apropriados, o que ainda evita o risco de acidentes e lesões”, alerta Caio Signoretti.
Leia também: Sinais de que você está treinando com o tênis errado
Já para a fisioterapeuta Dra. Walkyria Fernandes, especializada em ortopedia e traumatologia desportiva, é preciso que a pessoa esteja atenta caso opte por fazer exercícios descalça. “A caminhada feita descalço na areia, de fato pode ser muito interessante para trabalhar os músculos, a fáscia plantar e a propriocepção da articulação, que é quando a região se torna mais estável dinamicamente; ideal para prevenção de lesões ou reabilitação”, comenta a especialista.
Caio acrescenta ainda que os tênis mais apropriados para a musculação são aqueles que possuem o solado reto, firme e emborrachado, que garantem mais estabilidade nos pés na hora dos treinos de força, diferente dos tênis que possuem alguma estrutura no calcanhar para absorção de impactos, como molas.
Fontes: Caio Signoretti, personal trainer e a Dra. Walkyria Fernandes, fisioterapeuta.

